Neurotalk l Terceiro e último encontro do projeto que une neurociência e arte tem como tema “Música e depressão”

publicado em 6 de dezembro 2021

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), e o Laboratório de Neurodesenvolvimento e Evolução (NeuroDEv) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentam Neurotalk – “Música e depressão”, que será transmitido pelo Canal da FCS no YouTube no dia 7 de dezembro de 2021 (terça-feira). O terceiro e último bate papo do projeto que une neurociência e arte conta com as participações do regente e pianista André Brant e da bióloga Daniele Aguiar.

A mediação fica a cargo do professor da Escola de Teatro do CEFART, Bruno Maracia, e do professor do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, Bruno Rezende de Souza.

Bruno Maracia conta que neste terceiro encontro o público vai ver como um transtorno neuropsiquiátrico influencia na construção estética de uma obra de arte e poderá interagir com as convidadas por meio de perguntas e comentários enviados pelo chat da live no canal de YouTube da FCS.

Para Maracia, essa primeira parceria entre Cefart e NeuroDEv mostrou que arte e ciência não são opostas e atingiu um publico para além da academia.  “Já estamos pensando em um calendário para o próximo ano”, afirma.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a NeuroTalk. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio máster da Cemig, AngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

NeuroDEv – Para acompanhar os avanços da neurociência e ampliar a atuação da UFMG na área, o Prof. Bruno Rezende de Souza, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, criou o Laboratório de Neurodesenvolvimento e Evolução (NeuroDEv). O NeuroDEv apresenta uma produção científica expressiva em números e qualidade. As pesquisas realizadas pelo grupo buscam entender os mecanismos envolvidos no neurodesenvolvimento por pesquisadores de diferentes formações, como biologia, psicologia, farmácia, matemática computacional e arte/teatro. Portanto, pelo seu caráter multidisciplinar, um dos grandes desafios do NeuroDEv é a sua comunicação com os alunos de graduação e pós-graduação da UFMG, mas também com o público externo à universidade. Desta forma, para efetivar a comunicação com ambos os públicos, o NeuroDEv coordena diversos projetos de divulgação científica, como a Semana do Cérebro, NeuroCine, e NeuroTalk. Todos os projetos buscam desmistificar e difundir conhecimento acerca da Neurociência, aproximando, de forma ainda mais clara e frutífera, o trabalho do cientista com a vivência social.

Convidados:

André Brant é regente e pianista. Cursou bacharelado em regência orquestral na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrado em regência e correpetição na Escola Superior de Música de Dresden, Alemanha. Foi professor  na Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) , da Fundação Clóvis Salgado, onde também atuou como coordenador da escola por dois anos. É fundador da Cia Mineira de Ópera, já tendo produzido e dirigido nove diferentes títulos de ópera. Desde 2020 é o regente assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Daniele Aguiar Bióloga pela UNESP de Botucatu,  realizou mestrado, doutorado e pós-doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Em 2018, atuou como pesquisadora Senior da Fundação Alexander von Humboldt em Frankfurt na Alemanha. Desde 2010 é professora  no Departamento de Farmacologia da UFMG. Sua linha de pesquisa foca na função de neurotransmissores atípicos como os endocanabinóides nos transtornos de ansiedade, e atualmente está trabalhando também com a influência da obesidade no desenvolvimento dos transtornos de ansiedade.