Nota de Pesar | Jorge Ferreira

publicado em 2 de dezembro 2021
Jorge Ferreira dançando em “Nuvens de Barro” | Foto: Paulo Lacerda

Com profundo pesar, a Fundação Clóvis Salgado lamenta o falecimento de Jorge Ferreira, um grande artista que foi bailarino da Cia. de Dança Palácio das Artes.

Pela CDPA, Jorge atuou nos espetáculos “lalangue: carta à mãe” e “Nuvens de Barro”, na intervenção de dança “(in)tensões”, além de diversas produções virtuais do grupo realizadas desde o início da pandemia.

Para Cristiano Reis, diretor da Cia. de Dança Palácio das Artes, o falecimento de Jorge Ferreira é uma perda irreparável. “Ele sempre foi um bailarino muito leve, alegre, disponível, generoso e delicado como ser humano. Jorge se movia com uma fluidez de movimento incrível. Sua passagem pela Cia. de Dança Palácio das Artes foi excelente. Jorge fará muita falta e todos nós da Companhia estamos muito tristes com essa perda”.

Sua história na dança

Nascido em Bocaiúva, no Norte de Minas, e oriundo de uma família humilde, Jorge chegou em Belo Horizonte ainda jovem para se dedicar à dança. Sem formação clássica, o artista começou a estudar no Núcleo Buritis Escola de Dança.

Devido ao seu enorme talento e esforço, rapidamente passou a integrar a Cia. Mário Nascimento. Lá, Jorge se desenvolveu ao participar de diversos espetáculos e viveu a experiência de se apresentar em várias cidades do Brasil. Um dos ápices da carreira do artista foi sua estreia em Paris, com uma coreografia solo intitulada “Tremor and More”, criada pelo coreógrafo holandês Herman Diephuis.

Um dos trabalhos de maior destaque do bailarino na Cia. de Dança Palácio das Artes é o vídeo “Abraço”, realizado de maneira coletiva pelo elenco do grupo, em abril de 2020. Na ocasião, a produção audiovisual teve um grande sucesso devido à delicadeza e à mensagem de conforto que o vídeo transmitia em um momento de incerteza marcado pelo começo da pandemia.

Hoje, é a Fundação Clóvis Salgado que oferece um forte abraço à família e aos amigos de Jorge Ferreira, um artista incrível que deixará muita saudade.