Nota de Pesar | Sr. Guido

publicado em 18 de outubro 2021

A Fundação Clóvis Salgado lamenta a perda de Guido Odilon Franco (Sr. Guido), que faleceu neste domingo (17). Com dedicação exclusiva à afinação e conserto de pianos, órgãos e cravos por mais de meio século, Sr. Guido foi responsável pela manutenção dos pianos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no Palácio das Artes, além de afinar o instrumento para inúmeras casas culturais e produtores de Belo Horizonte. Sua experiência ímpar e exímio conhecimento dos sons e das engrenagens do piano o fizeram responsável pelo bom funcionamento de diversos espetáculos de grandes artistas nacionais e internacionais – na trajetória, afinações de pianos de Arthur Moreira Lima, Nelson Freire, Elton John, Paul MacCartney e Axel Rose fazem a história desse grande profissional.

Segundo Luciana Salles, Diretora Cultural da Fundação Clóvis Salgado, Sr. Guido é patrimônio da produção cultural mineira. “Seu amor e devoção ao piano era coisa muito bonita de se ver”, relata a Diretora. Para Silvio Viegas, Maestro Titular da OSMG, Sr. Guido foi, para além de um profissional competente e extremamente dedicado, um amigo da música e dos músicos. “Cuidou de todos os pianos do Palácio das Artes, preparando-os para os maiores artistas que pisaram no nosso palco, com carinho e cuidado que somente quem ama o que faz poderia fazer”, relembra Viegas, agradecendo ao afinador por todo seu trabalho e dedicação tão queridos aos artistas mineiros.

A presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras, agradece a contribuição de Sr. Guido à cultura mineira enaltecendo seu trabalho. “Nos despedimos do Sr. Guido com a certeza de que seu legado foi parte fundamental na construção de nossa história. A Fundação Clóvis Salgado se solidariza aos familiares e amigos do afinador, que dedicou uma vida a ouvir o instrumento não só com primorosa técnica, mas com o coração”.

O velório e sepultamento de Guido Odilon Franco acontece hoje (18/10), às 14h, no Cemitério Bosque da Esperança (R. Aldemiro Fernandes Tôrres, 1500 – Jaqueline).