Nota de Pesar | Walter Neiva

publicado em 26 de maio 2021

A Fundação Clóvis Salgado lamenta a perda do diretor cênico Walter Neiva, que faleceu nesta quarta-feira (26). Com dedicação exclusiva à encenação de óperas, foi responsável pela concepção, direção cênica e cenografia de montagens marcantes da Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes, como O Guarani (Carlos Gomes) em 2016, e Pedro Malazzarte (Carmargo Guarnieri), em 1996.

Walter Neiva. Créditos: Paulo Lacerda

A Fundação Clóvis Salgado se solidariza aos familiares e amigos de Walter Neiva, profissional com intenso comprometimento e dedicação ao estudo e à prática da direção cênica operística. Agradecemos a contribuição do diretor à cultura mineira por meio de seus trabalhos na FCS, e nos despedimos com a certeza de que suas montagens seguem inspirando a trajetória de inúmeros artistas.

Natural de São Paulo (SP), Walter Neiva iniciou sua carreira da década de 1980 como assistente de direção no Theatro Municipal de São Paulo. Manteve expressiva atuação em montagens nacionais e internacionais, e apresentava, desde 2013, o programa Seguindo a Ópera, transmitido pela Rádio Cultura FM. Foi responsável pela concepção cênica de óperas memoráveis, como Così Fan Tutte (Amadeus Mozart), em Curitiba, Don Pasquale (Gaetano Donizetti), com estreia na Polônia e temporadas na Holanda e Bélgica, e Carmen (Georges Bizet), no Gran Teatro Nacional de Lima, no Peru. Também atuou como diretor cênico e figurinista na Alemanha e Colômbia.