NOTA DE PESAR - Rosa Magalhães
Pra tudo se acabar na quinta-feira…
E hoje, no dia da já inesquecível Abertura dos Jogos Olímpicos 2024, em Paris, a Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes lamenta o falecimento da professora, artista plástica, figurinista, cenógrafa e mítica carnavalesca carioca Rosa Lúcia Benedetti Magalhães, 77, Rosa Magalhães, para seus súditos.
Ironicamente, como se uma homenagem fosse, Rosa, a maior campeã do Sambódromo, no Carnaval do Rio de Janeiro, partiu ontem, um dia antes da festa francesa. Logo ela, a elogiada diretora artística da Cerimônia de Encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.
Vá, Rosa, colorir e perfumar os jardins e nuvens dos céus, com samba, criatividade e alegria. As mesmas nuvens em que você navegou, recriando cenário e figurinos para a ópera “A Menina das Nuvens”, de Villa-Lobos, em 2009, aqui, no Palácio das Artes.
Voe alto, Rosa! Nas cores de Tarsila do Amaral e nas flores de Burle Marx, aquelas com que você venceu mil carnavais e a Olimpíada no Brasil. Vá, Rosa, voando e cantando; brilhando como uma medalha de ouro, para provar que tudo recomeça nesta sexta-feira.