Secult realiza 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais

publicado em 7 de dezembro 2021

Se a mineiridade é construída pelos municípios, grande parte dela estava representada no 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado nesta terça-feira (7/12), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Cerca de 400 representantes de municípios participaram do evento, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com as cidades do estado.

O encontro, realizado pela primeira vez de forma presencial, foi a oportunidade para o fortalecimento das políticas públicas de cultura e turismo no estado e maior aproximação entre a Secult e os municípios mineiros. Além disso, também foi o local para a troca de experiências e intercâmbio de projetos de sucesso dentro das áreas de Cultura e do Turismo.

O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, do secretário-adjunto da Secult, Bernardo Brandão, dos subsecretários de Turismo, Milena Pedrosa, e de Cultura, Mauricio Canguçu, além de representantes da Fecitur, Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, AMM, das Instâncias de Governança Regionais e entidades do Sistema Estadual de Cultura. 

O governador Romeu Zema reconheceu as dificuldades vividas pela Cultura e Turismo durante a pandemia e enfatizou o momento de retomada e a importância de toda a cadeia produtiva dos setores para a economia. “Ninguém bate na porta da minha casa, mas bate na porta de vocês (gestores municipais). São vocês que sabem a realidade de cada cidade”, disse.

Já o secretário Leônidas destacou projetos, como o Secult no Município, que tem ido às cidades mineiras para discutir políticas e projetos de Cultura e Turismo, para o desenvolvimento das regiões. “Temos aprendido muito com os municípios mineiros, que têm muito a ensinar para a capital, para as políticas públicas, e também ensinar que Minas Gerais é muito maior e dinâmica. Que é onde está mineiridade. Minas só se faz a partir de suas cidades, distritos, povoados, de sua gente. Temos três projetos-base, o Reviva Turismo, o Descentra Cultura, para descentralizar as ações e fazer os recursos chegarem aos municípios, e o Secult no Município”, salientou o secretário.

Oliveira também pontuou a importância da aprovação do Projeto de Lei do Descentra Cultura, que foi entregue pelo Governo de Minas para a tramitação na Assembleia Legislativa. A proposta dinamiza mecanismos de fomento e inclui políticas públicas de cultura em todo o estado.

O presidente da Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula, afirmou que o evento é a realização de um sonho. “O maior objetivo da rede é ser uma ferramenta de articulação entre os gestores municipais, com troca de experiências para o fomento e incentivo da cultura e turismo no nosso estado. É no município que se vive a realidade do setor, as dificuldades e de recursos. Temos hoje na rede mais de 700 municípios e graças ao esforços feitos pela secult”, disse.

Intercâmbio de experiências

O 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais ainda contou com mesas redondas para a apresentação dos gestores territoriais e das entidades vinculadas da Secult e apresentações técnicas.

Para o gestor territorial em Ipatinga, da Rede Estadual de Turismo, e secretário de desenvolvimento econômico de Coronel Fabriciano, Daniel Papa, o encontro promove a proximidade e a oportunidade de realizar networking e benchmarking. “Cria um relacionamento não só entre Estado e municípios, mas também entre as cidades. Empodera os municípios e gestores municipais”, comentou.

Já a gestora de Cultura de Varginha e membro do Sistema Estadual de Museus, Ana Luiza Romanielo, o encontro é importante pois proporciona a troca de informações e possibilita que municípios menores sejam inseridos dentro das políticas públicas do Estado. “Muitas vezes, as cidades ficam isoladas, então a iniciativa nos deixa a par do que está acontecendo, abre janelas para oportunidades de novos atrativos e destinos, assim como permite a contribuição com nossas experiências”, pontuou.

Assinaturas

Também durante o evento foi realizada a assinatura de parceria entre IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e Secult, com o lançamento do acervo virtual dos museus estaduais na plataforma Tainacan.
A plataforma virtual é um marco, pois trata-se de um modelo inédito integrando as coleções e um acervo inicial de mais de 2.200 itens das sete instituições museológicas sob gestão da Secult. Na plataforma será possível visitar e pesquisar obras e objetos museológicos dos Museus Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo-MG), Casa Guignard (Ouro Preto-MG), Casa Alphonsus de Guimaraens (Mariana-MG), Museu do Crédito Real (Juiz de Fora-MG), Museu Mineiro, Centro de Arte Popular e Museu dos Militares Mineiros (ambos situados em Belo Horizonte-MG).

Além da plataforma virtual, ocorreu também, na ocasião, a formalização de mais uma etapa desta parceria entre Secult e Ibram, por meio da assinatura do Termo de Reciprocidade, com o intuito de conferir ao Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG) a posição de Unidade Cadastradora do estado de Minas Gerais. 

Tal iniciativa objetiva contribuir com o sistema nacional de identificação de museus e alimentar a plataforma Museubr, criado pela Portaria nº 6, de 9 de janeiro de 2017, para mapeamento, gestão e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros. Por meio desta parceria, o estado de Minas Gerais se destaca como um dos primeiros do Brasil a colaborar para a produção de conhecimento sobre os museus do país e ainda o fortalecimento das políticas públicas do setor no Estado de Minas Gerais.

Atualmente Minas Gerais possui 457 museus cadastrados na plataforma, e por meio desta nova parceria, pretende ampliar em todo estado a formalização dos museus, o que auxiliará no acompanhamento das dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção de museus, com o propósito de aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais.