SÔNIA PEDROSO assume direção da Cia. de Dança Palácio das Artes

publicado em 9 de março 2023

No mês internacional da Mulher, a bailarina e coreógrafa Sônia Pedroso assume a Cia. de Dança Palácio das Artes como diretora. Escolha unânime dos bailarinos da companhia e da atual gestão do Palácio das Artes, Pedroso possui uma trajetória de trabalho extensa com a instituição, fazendo parte do corpo de funcionários desde 1984. Já atou como bailarina, coreógrafa, assistente de direção, assistente de coreografias, de ensaios e de criação de diversos espetáculos de dança, ópera e teatro.

Para a bailarina, é uma honra muito grande assumir a direção de um Corpo Artístico tão profissional como a Cia. de Dança do Palácio das Artes. “Assumir a companhia é um desafio muito grande. Foi uma escolha unânime dos bailarinos, e tenho uma sensação de poder trazer para a CDPA todos os ganhos, transformações e aprendizados que fizeram parte de minha carreira. Seguindo o padrão da Cia de Dança, buscarei trazer desafios artísticos e técnicos, fazendo jus a esse corpo artístico cinquentenário. Trabalharemos com uma condução de direção na horizontal, sempre em diálogo e parceria, compartilhada e com flexibilidade. Vida nova para cumprir os desafios artísticos e profissionais que estão vindo por aí”, celebra a nova diretora.

Durante seus 39 anos de atuação na FCS, Sônia Pedroso foi responsável pela escolha e planejamento junto à direção da CDPA de toda a programação artística anual e de novas criações artísticas e remontagens de repertório, assessorando a direção artística nas demandas frente à Cia de Dança. A partir de agora, Pedroso assume a direção artística e tem como assessor direto Fernando Cordeiro, que passa a ser seu assistente em todas as criações.

Em seu currículo, um novo desafio se desenha. Sônia Pedroso se prepara para supervisionar o processo criativo do próximo espetáculo inédito da CDPA, inspirado no Vale do Jequitinhonha. Essa é uma ambiciosa aposta da Fundação Clóvis Salgado para unir duas linguagens artísticas: a Dança e as Artes Visuais. O trabalho resultante vai ocupar a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes.

Formada em Dança Clássica pela Royal Academy of Dancing (1978 a 1984), Sônia Pedroso teve como professores em sua formação Maria Clara Salles, Carlos Leite, Graça Salles, Eduardo Helling, Betina Bellomo, Norma Binaghi, Lennie Dalle, Jean Marie Dubrout, Sonia Mota, Tindaro Silvano, Tuca Pinheiro, Dudude Herman, Luis Arrieta, Ismael Guiser, Tony Abbot e Alex Monroe. Trabalhou com diversos nomes de peso da coreografia em dança, em parcerias e cocriações, e venceu como Melhor Bailarina pela SATED (1996). Já atuou como diretora e coreógrafa do Grupo de Dança do Colégio Marista Dom Silvério (1996 a 2013), foi professora de dança e coreógrafa da Compasso Academia de Dança (1992 a 1998), da companhia Primeiro Ato (1994 a 1997), do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart (1986 a 1988) e do Centro Mineiro de Danças Clássicas (1977 a 1984).

CIA. DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES – Reconhecida como uma das mais importantes companhias do Brasil, é uma das referências na história da dança em Minas Gerais. Foi o primeiro grupo a ser institucionalizado, durante o governo de Israel Pinheiro, em 1971, com a incorporação dos integrantes do Ballet de Minas Gerais e da Escola de Dança, ambos dirigidos por Carlos Leite – que profissionalizou e projetou a Companhia nacionalmente. O Grupo desenvolve hoje um repertório próprio de dança contemporânea e se integra aos outros corpos artísticos da Fundação – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais – em produções operísticas e espetáculos cênico-musicais realizados pela Instituição ou em parceria com artistas brasileiros. A Companhia tem a pesquisa, a investigação, a diversidade de intérpretes, a cocriação dos bailarinos e a transdisciplinaridade como pilares de sua produção artística. Seus espetáculos estimulam o pensamento crítico e reflexivo em torno das questões contemporâneas, caracterizando-se pelo diálogo entre a tradição e a inovação.