Documentário “O arranjo vocal: Um Panorama da Música Vocal na MPB”, roda de conversa “Processos Criativos em Música: Entre o Arranjo e a Performance” e oficina “Corpo Que Canta”

Documentário | O arranjo vocal: Um Panorama da Música Vocal na MPB

Uma pesquisa bibliográfica, histórica, e sociocultural perseguindo o fio da música vocal na MPB, mapeando os principais grupos e sua trajetória além de estabelecer uma linha temporal para o estilo no Brasil. O documentário contará também com a apresentação de excertos de canções vocais emblemáticas do cancioneiro brasileiro.
.

Classificação: Livre
Pesquisa, produção, narração e revisão: Glaw Nader
Edição de imagens: Glaw Nader e Samuel Ekel (QUINTESSÊNCIA Produtora)

Roda de conversa | Processos Criativos em Música: Entre o Arranjo e a Performance

A iniciativa tem como objetivo proporcionar a conversa com os renomados Rafael Carneiro (arranjador, cantor e diretor musical do grupo Sambaranda – SP) e Zeca Rodrigues (professor, arranjador e cantor do grupo BeBossa – RJ), contando sua trajetória musical entre o arranjo e a performance em grupo. Antes da roda de conversa, está prevista a apresentação/estreia do documentário “O arranjo vocal: Um Panorama da Música Vocal na MPB”. Ao final, serão respondidas perguntas do público.


Público-alvo: Livre
Mediadora: Glaw Nader
Participantes: Rafael Carneiro (SP) e Zeca Rodrigues (RJ)
Orientação: Prof. Gustavo Bracher


ZECA RODRIGUES é músico carioca, graduado em Licenciatura pela UNIRIO, com especialização em Regência Coral e Arranjo vocal, e experiência profissional como regente, professor de percepção musical, arranjo e harmonia, cantor, violonista, arranjador e diretor vocal. Com seu grupo, o BeBossa, já foi premiado pela Rádio Cultura SP (Solano Ribeiro), como melhor disco de MPB, categoria grupo vocal. Participou, como professor convidado, em duas edições do Painel de Regência da Funarte, em oito edições do Laboratório Coral de Itajubá-MG e em seis edições do Festival Música na Ibiapaba, em Viçosa do Ceará.


RAFAEL CARNEIRO é carioca, cantor, arranjador, compositor e produtor musical. Idealizador do Sambaranda, grupo vocal acappella que mistura música brasileira com o jazz, explorando harmonias e rítmicas diferenciadas. Por diversas vezes indicado a prêmios internacionais sendo vencedor de um prêmio CARA (Contemporary Acappella Recording Awards) de melhor álbum de jazz com o seu primeiro disco Delírios vol.1. Estuda música desde muito cedo passando por algumas instituições de música como Centro Musical Antonio Adolfo no Rio de Janeiro, Faculdade Souza Lima; Berklee em São Paulo, Berklee em Boston – MA e Newpark Music Centre na Irlanda.Além do trabalho com seu grupo vocal, compõe em parceria com cantores e compositores brasileiros e faz a produção, mixagem e masterização de grupos e cantores americanos. Tem se dedicado há mais de 10 anos ao estudo de desenvolvimento do ouvido absoluto, criando assim um método que foi lançado em 2021.

Oficina | Corpo Que Canta

Inspirada nas Circle Songs de Bobby McFerrin, Glaw Nader conduz uma vivência musical onde corpo e voz se fundem em um instrumento rico em timbres e sonoridades. O corpo que canta para além das palavras combina voz, gesto e percussão corporal para fazer música proporcionando trocas sonoras enquanto desperta a atenção, a consciência, a escuta e a percepção do outro. Um espaço de criação e aprendizagem coletivos.


Docente responsável: Glaw Nader
Orientação: Prof. Gustavo Bracher