Escola de Tecnologia da Cena

O curso da Escola de Tecnologia da Cena tem como objetivo capacitar profissionais para as funções técnicas associadas às diversas linguagens artísticas.  Estruturada de forma modular, o curso conta com quatro módulos de formação ofertados semestralmente em blocos de dois. No primeiro semestre do ano,  o aluno estuda os módulos Iluminação e Sonoplastia. E, no semestre seguinte, cursa os módulos Figurinista e Auxiliar de Cenotecnia. Para se formar em Escola de Tecnologia da Cena, é necessário o aluno cumprir a carga horária constituída pelos quatro módulos. Além disso, ele poderá estudar diversas disciplinas optativas ofertadas por outros cursos do Cefart, que contribuem para a ampliação do conhecimento do aluno no que tange às linguagens cênicas.

Módulo Iluminação

Neste módulo, o aluno cursa disciplinas teóricas e práticas sobre os processos de iluminação artística, além de estudar disciplinas que possibilitam a realização de trabalhos de criação. O aluno também tem contato constante com equipamentos e softwares, e aprende diversas técnicas de iluminação.

Módulo Sonoplastia

Neste módulo, o aluno cursa aulas teóricas e práticas que o capacita a criar processos de sonorização e o torna apto a exercer o ofício de operador de som em atividades artísticas, como shows, espetáculos e trilhas sonoras.

Módulo Auxiliar de Cenotecnia

Este módulo promove a formação inicial de futuros profissionais que atuarão como auxiliar de cenotecnia. Essa unidade modular também contempla o desenvolvimento de uma formação ampliada pela História da Arte e pela Arquitetura Cênica, através de noções básicas de desenho arquitetônico e de maquete, além de conteúdos estéticos sobre a dramaturgia de diversas linguagens cênicas. Ao aluno é proporcionado, ainda, uma formação específica baseada nos fundamentos básicos da cenografia e dos suportes técnicos para vestimentas e ambientação de espaços cênicos na contemporaneidade.

Módulo Figurinista

Essa unidade modular promove a formação inicial de futuros profissionais que atuarão como figurinista. Este módulo contempla também o desenvolvimento de uma formação ampliada através da História da Arte e da Caracterização Cênica, e ensina as noções básicas sobre a linguagem visual e as noções estéticas sobre a dramaturgia nas linguagens cênicas. Além disso, o aluno recebe uma formação específica com fundamentos básicos tanto para compor croquis quanto para realizar a limpeza, o armazenamento e a manutenção do figurino.

Foto: https://scontent.fplu11-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/47254492_2140256909359719_8016058933267398656_n.jpg?_nc_cat=103&_nc_ht=scontent.fplu11-1.fna&oh=a5c9c71f3c9a74ade270c4a5ca404b09&oe=5CAEE1DA

Todas as informações sobre os processos seletivos das Escolas do Cefart são publicados na página de Editais neste site, localizada no menu Institucional.