Escola de Tecnologia da Cena
O curso da Escola de Tecnologia da Cena tem como objetivo capacitar profissionais para as funções técnicas associadas às diversas linguagens artísticas. Estruturada de forma modular, o curso conta com quatro módulos de formação ofertados semestralmente em blocos de dois. No primeiro semestre do ano, o aluno estuda os módulos Iluminação e Sonoplastia. E, no semestre seguinte, cursa os módulos Figurinista e Auxiliar de Cenotecnia. Para se formar em Escola de Tecnologia da Cena, é necessário o aluno cumprir a carga horária constituída pelos quatro módulos. Além disso, ele poderá estudar diversas disciplinas optativas ofertadas por outros cursos do Cefart, que contribuem para a ampliação do conhecimento do aluno no que tange às linguagens cênicas.
Módulo Iluminação
Neste módulo, o aluno cursa disciplinas teóricas e práticas sobre os processos de iluminação artística, além de estudar disciplinas que possibilitam a realização de trabalhos de criação. O aluno também tem contato constante com equipamentos e softwares, e aprende diversas técnicas de iluminação.
Módulo Sonoplastia
Neste módulo, o aluno cursa aulas teóricas e práticas que o capacita a criar processos de sonorização e o torna apto a exercer o ofício de operador de som em atividades artísticas, como shows, espetáculos e trilhas sonoras.
Módulo Auxiliar de Cenotecnia
Este módulo promove a formação inicial de futuros profissionais que atuarão como auxiliar de cenotecnia. Essa unidade modular também contempla o desenvolvimento de uma formação ampliada pela História da Arte e pela Arquitetura Cênica, através de noções básicas de desenho arquitetônico e de maquete, além de conteúdos estéticos sobre a dramaturgia de diversas linguagens cênicas. Ao aluno é proporcionado, ainda, uma formação específica baseada nos fundamentos básicos da cenografia e dos suportes técnicos para vestimentas e ambientação de espaços cênicos na contemporaneidade.
Módulo Figurinista
Essa unidade modular promove a formação inicial de futuros profissionais que atuarão como figurinista. Este módulo contempla também o desenvolvimento de uma formação ampliada através da História da Arte e da Caracterização Cênica, e ensina as noções básicas sobre a linguagem visual e as noções estéticas sobre a dramaturgia nas linguagens cênicas. Além disso, o aluno recebe uma formação específica com fundamentos básicos tanto para compor croquis quanto para realizar a limpeza, o armazenamento e a manutenção do figurino.
Todas as informações sobre os processos seletivos das Escolas do Cefart são publicados na página de Editais neste site, localizada no menu Institucional.