Obras dos estudantes

Obras dos estudantes: Artes Visuais/CEFART


Artista: Alanis Margarita

Título: Sem título

Técnica: Acrílica sobre papelão paraná

Dimensão real: 33x49cm

Imagem digital: 1.247×1.851 pixels

Ano: 2022

“Nessa obra, exploro a dubiedade, o mistério, o incompleto e o ambíguo. Acredito que quando uma obra nasce ela deixa de ser do autor e que a reação das pessoas diz mais sobre elas do que sobre a obra. Essa obra causa estranhamento, já observei quem a vê como algo engraçado e quem a enxerga como incômoda.

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Artista: Analice Coutinho Santos

Título: Dança da arte. Um envolvimento profundo entre artista, cores e sentimentos.

Técnica: Colagem de papéis picados e pintura feita com tinta guache e aquarela

Dimensão real: 29.7cm X 21cm

Ano: 2021

“A pintura foi criada a partir de exercício criativo em que foram rasgados papéis em diferentes tamanhos e formatos e colados de uma forma que desse a impressão do movimento das cores, tanto do mundo para a tela como também da tela para o mundo. Esta pintura é um autorretrato e quis mostrar o que sinto quando estou pintando. Uma energia boa que transpassa todo o meu ser e que dá vontade de sair dançando às vezes. Na tela sendo pintada podemos ver dois caminhos que representa o momento em que escolhi seguir o rumo da arte, uma torre que representa a zona de conforto da qual saí para fazer minhas escolhas e as cores representam meu amor por elas e como me sinto.”

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Artista: Artur SomaSete

Título: Olho-Besouro

Técnica: Fotografia digital

Dimensão real: variável

Imagem Digital: 3024 x 4032 pixels

Ano: 2023

“O trabalho é parte de uma série de fotografias digitais que apresentam o olhar de dentro para fora: de dentro de um ônibus que apresenta uma retícula, olhando a cidade de Belo Horizonte, sua arquitetura, suas ruínas. O trabalho articula-se com o trabalho da artista homenageada ao pensar as linhas da cidade, os ritmos e as linhas presentes em uma das fases de seu trabalho.”

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Artista: Carla Ferreira – Sem Redes Sociais

Título: Descaminhos

Técnica: Fotografia digital

Dimensão real: 56x37cm

Imagem digital: 6658 X 4438 pixels

Ano: 2021

“A relação entre o que existe dentro e fora de um quadro fotografado (ou não) faz com que a fotografia seja portadora de uma presença latente, como se estivesse ligada a algo que não está ali, mas que existe e faz parte de tal. Sontag de certa forma nos desafia nesta questão: “Aí está a superfície. Agora, imagine – ou, antes, sinta, intua – o que está além, o que deve ser a realidade, se ela tem este aspecto”. E a obra do autor, não será o mundo e nem mesmo, talvez, a sua visão de mundo, mas a forma com que ele quer ou gostaria que o mundo visse o mundo.”

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Artista: Claudio Fu

Título: Barcos no Parque Municipal

Técnica: Colagem de refugos de papéis laser print publicitário sobre papel Canson

Dimensão real: 27 x 40 cm

Imagem digital: 3189 x 4724 px

Ano: 2017/2018

“O refugo de papéis de campanhas publicitárias passa a ser a origem do trabalho. A paleta de tintas dá lugar a uma caixa que separa e mapeia minúsculos papéis picados, criando assim, um corpo cromático particular e único. A desconstrução das imagens prontas para construí-las novamente, transformando o refugo em matéria prima. A intenção é reinventar as imagens.”

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Artista: Dani.illustra

Título: XIII invertida

Técnica: Acrílica sobre tela

Dimensão real: 40×50 cm

Imagem digital: 12601×16801 pixels

Ano: 2023


“A paisagem que Maria Helena Andrés viveu mudou e se transformou. Suas fases levantaram muitas questões e espero um dia encontrarmos novas respostas. O Mundo continua em movimento, mas parece que tirou a carta Morte invertida. Continuamos vendo guerras, disputas, genocídio, perseguição. Nossos céus intragáveis, nossas águas poluídas, aquecimento global sem volta e a nós à mercê de heranças de poder e preconceito.”

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Artista: Gabryella Queiroz

Título: Solitude

Técnica: Aquarela e nanquim sobre Canson

Dimensão real: 14,8 centímetros x 21 centímetros

Ano: 2020

“No decorrer do tempo de isolamento devido à pandemia, a artista utilizou deste tempo de reclusão para se conhecer ainda mais e desdobrar caminhos de si que ainda não haviam sido explorados. A obra fala sobre a solidão, angústia e pensamentos não ditos.”

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Artista: Giulliano Marques

Título: Cada Escolha é também uma Renúncia

Técnica: Pintura mista sobre madeira

Dimensão real: 53×35 cm

Imagem digital: 2564×3796 pixels

Ano: 2023


“(…) A única certeza que eu tive disso tudo é de que independente do caminho escolhido tome como o seu a passos fortes e largos, pensar na possibilidade do “e se” é um inferno e o inferno existe mais em nossa mente que de fato na realidade. 

– fragmento retirado de “sobre demônios repetidos, medos e o quadro que era pra ser só um teste”.

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Artista: Karina Aquino

Título: Então, se fez arte

Técnica: mista

Dimensão real: 29,7cm x 42cm

Imagem digital: 6144px x 8160px

Ano: 2023 


“Em uma relação quase unilateral onde um lado entrega tudo: aquele que vê e faz, e o outro nada: aquele que recebe o olhar e o toque, “então se faz arte”? Essa é uma das reflexões que pairam neste trabalho, onde técnicas mistas se encontram e constroem algo novo, contemporâneo de si mesmo e que refletem o “um pouco de tudo” no que formam a artista. Sendo ancestral, mas também presente-futurista.”

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Artista: Keli Souza

Título: Veredas

Técnica: Bordado livre sobre tela

Dimensão real: 20 × 20 cm

Imagem digital: 943 x 925 pixels

Ano: 2023


“A artista busca em suas obras traduzir a relação poética entre o fazer manual e a natureza. “Veredas” é inspirada na possibilidade de caminhos, criados através de pontos e traços do bordado que fazem alusão à junção do céu e da terra.”

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Artista: Lílian Lúcia

Título: Caminhos e Cores

Técnica: Pintura sobre tela e stencil

Dimensão real: 60x40cm

Imagem digital: 3840×2160 pixels

Ano: 2023


Caminhos e cores é uma obra baseada em formas geométricas e cores fortes, que nos remetem aos traços africanos e indígenas, sobreposto por uma camada fina de outras formas em stencil e tinta spray. Essa última camada provoca ondas e pontos sobre a obra. A proposta é gerar uma mandala de cores e formas a partir de traços geométricos assimétricos e simétricos que se relacionam com a fluidez do stencil que lhe é sobreposto.”

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Artista: Madu Abreu

Título: Tão só

Técnica: Acrílica e aquarela sobre tela

Dimensão real: 15×15 cm

Imagem digital: 2362×2362 px

Ano: 2023


“Nunca vi Halley cruzar o céu. E nem quero. Pensar nele me faz imaginar quão terrivelmente solitário e silencioso deve ser rodear o Sol em meio ao vazio, correndo pela chance de a cada muitos anos rever o planeta que o olha de volta. Talvez seja minha mania de dar voz às coisas, personificá-las e fantasiar sobre como se sentem. Se um dia cruzar com Halley tenho medo de sentir como ele é triste e só, de uma maneira que não dá pra imaginar.”

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Artista: Mara Sifuentes

Título: Cometa

Técnica: Gravura em metal, água tinta, água forte, maneira negra, ponta seca, laviz

Dimensão real: 20 x 30 cm

Imagem digital:

Ano: 2023

“A inspiração veio da obra da artista homenageada. O cometa corta o céu deixando seu rastro. A noite é escura, mas estrelada. A visão do observador é cortada pela vegetação que deixa suas sombras na paisagem.”

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Artista: Marcella Santos

Título: Pai e filho: aquilo que se inscreve ao mar

Técnica: Colagem digital

Imagem digital: 3879 x 4225

Ano: 2023


“Para o povo de uma vila de pescadores suas raízes estão no mar. Desde muito cedo, aprende-se a ler as águas de Iemanjá e o rito para transitar por elas. Isso se passa de pai para filho, o laço entre eles é tecido na rede que vai ao mar em busca de vida.”

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Artista: Marina Telles

Título: Transeunte

Técnica: Pintura digital

Dimensão real:

Imagem digital: 72 pixels/pol

Ano: 2021 


“Transeunte” explora a antítese entre a fluidez e solidez por trás da representação de “territorialização” e como pode-se aplicá-la na busca por uma identidade. Retratado como três diferentes “ilhas”, o rosto da personagem ganha destaque em diferentes ângulos e aproximações envoltas pelas curvas topográficas, que na imagem representam seus cabelos. A busca por um “território” único, uma identidade fixa, conflitua com a necessidade de migração e experimentação de novos estados (de espírito) por parte da Transeunte.

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Artista: Marjoly Queiroz

Título: Echotrails

Técnica: Acrílica e giz pastel sobre tela

Dimensão real: 55x80cm

Imagem digital: 3568×2469 pixels

Ano: 2021


“Esta obra foi produzida durante o período pandêmico e no seu processo de produção circularam três eixos importantes: afetividade, memória e gesto. Com isso, pensei em transpor gestualmente afetamentos que atravessaram meu corpo estando numa condição vulnerável.”

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Artista: Matheus Ferreira

Título: Cidade de guerra

Técnica: Pintura com tintas nanquim e guache

Dimensão real: 29,7x42cm 

Imagem digital: 2337×3349 pixels

Ano: 2023 


“O conceito para a Cidade de guerra, nasceu a partir da pesquisa das obras da artista homenageada, trazendo o fogo e a guerra como elementos principais, inseridos no contexto contemporâneo das cidades. O meu olhar como arquiteto, me faz refletir sobre como a sociedade tem se organizado nesse espaço da cidade e quais as consequências para quem nela vive.”

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Artista: Nina Nunes

Título: Raso

Técnica: Óleo sobre tela e aguada de café

Dimensão real: 20x23cm

Imagem digital: 2800×3000 pixels

Ano: 2023


“Acima, um bloco um pouco mais nítido, abaixo convergindo e se diluindo ao encontro do que perpassa, transita, caminha. Descende o ordinário sem deixar rastros, e ascende um inusitado, sem vestígios de uma maneira correta de “segmentar um traço/trecho” na tela. Degraus para o excedente, excessivo, extraordinário. A obra propõe subjetivamente (des)orientar-se em um passadouro. Quanto maior a imersão, menos referência ao submergir-se. O senso de direção é o que tira, traça, risca a deriva e o ordinário.”

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Artista: Parísina Ribeiro

Título: Mar de Montanhas

Técnica: Acrílica sobre tela 

Dimensão real: 20x40cm

Imagem digital: 

Ano: 2023


“A obra foi criada motivada pela provocação do tema da mostra e obra da homenageada tendo o movimento do pincel como guia e a inspiração da cordilheira do espinhaço em Diamantina, minha cidade, visto que todos os dias o mar de montanhas azuis me circundam e me inspiram no meu caminhar.”

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Artista: Paulynne Alves

Título: A Arte do Encontro

Técnica: Acrílica sobre papel Canson e estêncil

Dimensão real: Folha tamanho A3 

Imagem digital: 2915 x 2049

Ano: 2022


“A Arte do Encontro”, faz parte de uma coleção composta por 9 pinturas intitulada “Reflexões sobre o Espaço e a Criatividade”, pinturas expressionistas e abstratas, realizadas de maneira gestual, em um período pessoal de transição entre capital, interior, reações sobre o tempo e contrastes. Usa-se chaves de fenda e as tintas são secas por meio de emissão de luz: lâmpadas tingidas com cores específicas.”

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Artista: Reisla Oliveira 

Título: O tempo destrói abrigos

Técnica: Fotografia digital

Dimensão real: 42,0×27,9cm cm 

Imagem digital: 4961X3297px

Ano: S/d


“No autorretrato me coloco sobre um fragmento da Cruz do Morro, antigo monumento de uma cidade mineradora abandonada. Moradores do local esperam por anos a reconstrução da cruz e, quiçá, da vida social de outrora. Com a imagem, busco refletir sobre o apego a identidades que se transmutam com o tempo. O corpo retratado se confunde com o meio ao redor. A falta de contornos definidos remete à impermanência da vida que se redefine constantemente.”

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Artista: Stephany Campos

Título: CENA 1

Técnica: Colagem digital

Dimensão real: 18,63×31,33cm 

Imagem digital: 2200×3700 pixels

Ano: 2023


“Um quarto num centro urbano pode ser em muitos casos um bem idealizado. Por outro lado, com o passar dos dias, vê-se pouca ou nenhuma natureza e muitos prédios de suas janelas. CENA 1 é uma dramaturgia composta por palavras, uma geometria e uma fotografia – tirada de dentro de um cômodo de apartamento no Rio de Janeiro – na tentativa de tematizar o pouco acesso à natureza em grandes centros urbanos.”

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Artista: Théveny Moreira Monteiro

Título: Dimensão

Técnica: Tinta acrílica

Dimensão real: 70×50 cm

Imagem digital: 3240×2400

Ano: 2023


“Dimensão é uma obra que fala sobre o quanto a perspectiva, e a bagagem de vida de cada indivíduo pode trazer significados e maneiras de enxergar o mundo de forma singular.”

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