Escola de Tecnologia da Cena

research paper for saleEscola de Tecnologia da Cena

A Escola de Tecnologia da Cena tem como objetivo capacitar profissionais para as funções técnicas associadas as diversas linguagens artísticas.  Estruturada de forma modular, a Escola conta com quatro módulos de formação ofertados semestralmente em blocos de dois. No primeiro semestre do ano são ofertados os módulos de Iluminação e Sonoplatia. No segundo semestre do ano, são ofertados os módulos de Figurinista e Auxiliar de Cenotecnia. Além da carga horária obrigatória a sua formação, os alunos do curso de tecnologia da cena poderá optar pela escolha de diversas disciplinas optativas relativas a outras áreas de formação e que auxiliaram no conhecimento das linguagens cênicas dos cursos ofertados pelo Cefart.

Módulo Iluminação

Nesse módulo, os alunos cursam disciplinas teóricas e práticas relativas aos processos de iluminação artística. Equipamentos, técnicas e softwares são apresentados aos alunos bem como também outras disciplinas artísticas que possibilitem a esses alunos realizar trabalhos de criação.

Módulo Sonoplastia

Os alunos do módulo de sonoplastia terão acesso a aulas teóricas e práticas para capacitá-los na utilização, operação e criação nos processos de sonorização de eventos e atividades artísticas como shows, espetáculos, auditórios, trilhas sonoras, entre outras.

Módulo Auxiliar de Cenotecnia

Este módulo promove a formação inicial de futuros profissionais que atuarão como auxiliar de cenotecnia, contemplando, em seu percurso formativo, o desenvolvimento de uma formação ampliada na História da Arte e da Arquitetura Cênica, em noções básicas de desenho arquitetônico e maquete bem como em noções estéticas sobre a dramaturgia nas linguagens cênicas. É proporcionada, também,  um formação específica pautada nos fundamentos básicos da cenografia e dos suportes técnicos para vestimentas e ambientação de espaços cênicos na contemporaneidade;

Módulo Figurinista

Essa unidade modular promove a formação inicial de futuros profissionais que atuarão como figurinista, contemplando, em seu percurso formativo, o desenvolvimento de uma formação ampliada na História da Arte e da Caracterização Cênica, em noções básicas sobre a linguagem visual e em noções estéticas sobre a dramaturgia nas linguagens cênicas e da vestimenta aplicadas ao figurino, além de uma formação específica pautada nos fundamentos básicos para a composição de croquis, limpeza, armazenamento e manutenção do figurino.

Foto: https://scontent.fplu11-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/47254492_2140256909359719_8016058933267398656_n.jpg?_nc_cat=103&_nc_ht=scontent.fplu11-1.fna&oh=a5c9c71f3c9a74ade270c4a5ca404b09&oe=5CAEE1DA

Todas as informações sobre os processos seletivos das Escolas do Cefart são publicados na página de Editais neste site, no menu Institucional.