Escultura de papel com formas geométricas

A escultura é uma linguagem artística que trabalha a produção de objetos em três dimensões (comprimento, largura e altura) e pode ser realizada em diversas técnicas e materiais. É importante lembrar que o processo de criação de um artista passa por muitas experiências e anos de trabalho. Hoje vamos nos inspirar nas obras de Amilcar de Castro e Franz Weissmann e depois fazer uma escultura. Esses artistas faziam os projetos em desenhos sobre papel e depois fabricavam grandes esculturas em metal.

Vamos experimentar?

 

Atenção: crianças precisam estar acompanhadas por um adulto, devido ao uso de tesoura e estilete.

 

Materiais necessários:

– Papéis com uma gramatura maior (como papel cartão colorido, papelão, caixa de sapato)

– Tesoura

– Régua

– Lápis

 

Passo a passo:

Escolha papéis que possam ser riscados com um lápis e dobrados posteriormente.

 

Figura 1: Materiais. Foto: Giovane Diniz.

 

2° – Pense na estrutura de sua escultura, como transformar as duas dimensões do papel (comprimento e largura) em algo tridimensional (comprimento, largura e altura). Vamos usar a régua e o lápis para fazer marcações no papel. Essas marcações poderão ser cortadas ou dobradas posteriormente. Pense no equilíbrio e nas proporções da sua escultura. Lembre-se de sempre desenhar a linha antes para fazer a marcação. Isso pode te ajudar a pensar no equilíbrio da escultura.

 

Figuras 2 e 3: Marcação de linhas. Foto: Giovane Diniz. 

 

3° – Recorte com um estilete ou tesoura na linha marcada.

 

Figura 4: Cortando nas linhas marcadas. Foto: Giovane Diniz.

 

4° – Depois de fazer as marcações e cortar, com a ajuda de uma régua, faça a dobra na linha marcada e que não foi cortada.

 

Figura 5: Dobra na linha marcada. Foto: Giovane Diniz.

 

5° – Agora, com uma dobra na linha marcada, o papel bidimensional já ganha tridimensionalidade. Varie a posição da escultura e experimente a melhor composição

 

     Figuras 6 e 7: Resultado. Foto: Giovane Diniz.

 

6° – Você pode fazer outras experimentações diversificando formas e cores. É possível também criar outras formas a partir do corte e das dobras feitas no papel ao encaixar as peças. Observe como a luz, as cores e as formas criam outras esculturas. Brinque com isso!

 

Figuras 8 e 9: Outras composições. Foto: Giovane Diniz.

 

Fotografe o seu resultado e marque a gente nas hashtags: #educativofcs, #criarte, e também @fcs.palaciodasartes.

 

Figura 10: Outras composições. Foto: Giovane Diniz.

 

Curiosidade:

Em 2018, foi inaugurada no Jardim Interno do Palácio das Artes a Galeria Aberta Amilcar de Castro, com a exposição Corte, composta por esculturas do artista em diferentes tamanhos.

Amilcar Augusto Pereira de Castro nasceu em Paraisópolis (MG) em 1920. Foi escultor, gravador, desenhista, diagramador, cenógrafo e professor. Estudou escultura com o artista Franz Weissmann em Belo Horizonte (MG). Participou de exposições do grupo Concretista, no Rio de Janeiro e em São Paulo, em 1956, e assinou o Manifesto Neoconcreto em 1959. Grande parte das esculturas de Amilcar eram feitas a partir de corte e dobra em grandes chapas de metal. Ele também fazia esculturas com outros materiais, como a madeira.

 

Figura 11: Escultura de Amilcar de Castro no Palácio das Artes em 2018. Fonte: Site da FCS.

 

 

Sobre os autores:

 

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

 Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.