CHAMA: Retratos, Identidades e Reflexões

O que retrata um retrato?

A figura humana, expressa individualmente ou em grupo, é uma das formas que mais esteve presente na história das artes nas mais diversas linguagens, como escultura, desenho, pintura, fotografia, entre outras. Essa forma foi representada pela pintura, tradicionalmente, através do gênero retrato e sua variação: o autorretrato. A partir do século XIV, o gênero retrato se tornou autônomo e, ainda hoje, é um tema muito trabalhado pelos artistas, especialmente por meio de questões estéticas e sociais contemporâneas. 

Nesse contexto, a 10ª Mostra CHAMA, promovida pela Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart/FCS), pesquisou e refletiu sobre esse gênero artístico, propondo o conceito “Retratos, Identidades e Reflexões”, que se materializou em uma diversificada produção artística realizada por seus estudantes.

Esse trabalho é fruto de uma pesquisa iniciada no começo de 2022, que rememora o centenário da Semana de Arte Moderna, um marco na arte brasileira. Para esse estudo, a CHAMA investigou o artista modernista Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), um expoente da pintura brasileira, que explorou, dentre outros temas, o retrato e o autorretrato através de um universo inventivo e lírico. Dando continuidade a essa pesquisa – que é também se debruçar sobre o acervo de artes visuais da FCS –, para esta edição, o tema do retrato e autorretrato se voltou às produções contemporâneas e estabeleceu um diálogo com o artista paraense Éder Oliveira, presente no acervo da FCS, cujos trabalhos nos provocam reflexões sobre os rostos retratados e o contexto em que estão inseridos. Assim, tanto em Guignard quanto em Éder, mesmo em tempos tão distintos, cada um com a sua singularidade técnica, nos põem diante desse gênero com questões, estéticas, poéticas e éticas.

Deste modo, a 10ª Mostra “CHAMA: Retratos, Identidades e Reflexões”, com diversas linguagens, como arte conceitual, arte digital, arte têxtil, colagem, desenho, fotografia, fotoperformance e pintura, apresenta dezessete obras, sendo uma de Éder Oliveira e dezesseis  produzidas pelos estudantes da Escola, que se propõem a refletir acerca das formas de representar os indivíduos, grupos e suas identidades. Os artistas participantes procuraram, a partir do gênero retrato e autorretrato na contemporaneidade, apresentar ideias, conceitos e sentimentos, além de toda a potência de seus pensamentos e críticas.

Refletir e questionar as formas estéticas de representação é essencial para todos como sociedade, principalmente para aqueles envolvidos no meio artístico. Então, fica a reflexão: o que é um retrato? O que retrata um retrato?

Texto Curatorial

Desenvolvido por estudantes 

Estudantes Adrienne Helena de Souza Neves, Aline Ribeiro de Pádua, Ana Luisa Souza de Avila, Ana Victoria de Souza José Sérgio, Andréa Laurita de Melo Fideles, Douglas Phillipi Mendonça, Fabiana Soares da Silva, Cláudia Trindade de Oliveira, Fábio Nascimento Alves Muniz, Gabriel da Silva Reis, Goodman Eisenhower Torres, Guilherme Augusto Rodrigues Gomes, Lívia Barbosa Torres Queiroz, Maria Carmem Souza Diniz, Maria Eduarda Kersting Faria, Mário Henrique da Silva Santos, Parísina Eris Iliade T. Ribeiro, Lorenna Gaetti Tasinato, Rebeca de Oliveira Chang, Rodrigo Pimentel dos Santos, Suzue Borba de Araújo Santana e Wendell Lopes de Assis.

Orientação Professor Giovane Diniz

Revisão Professora Mara Lavareda

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo