Na arte, cor e luz são elementos de extrema importância para a formação da imagem, sendo capazes de nos trazer diversas sensações. Uma das artistas que trabalhou explorando os processos e possibilidades das cores foi Marina Nazareth, artista homenageada nesta Mostra CHAMA.
Nascida em 1939, a pintora, desenhista, gravadora, escultora e professora utiliza transparências e sobreposições de cores na criação de suas composições e paisagens.
Você já observou como a luz atravessa uma paisagem ou um objeto? Ela pode se comportar de maneiras diferentes, dependendo do formato, material, cor, opacidade ou transparência. Na maioria das vezes, fazemos essas observações de maneira inconsciente, sem nos atentar aos seus reflexos nos ambientes, nos seres e nos objetos. Agora, este é um convite para observarmos os efeitos das luzes e das cores de maneira intencional e emocional.
Vamos voar juntos? Aqui você é o artista!
Materiais sugeridos:
- Pedaços de papel celofane de diferentes cores;
- Qualquer superfície da sua escolha (papel sulfite, cartolina, parede e outros meios);
- Fita adesiva transparente, crepe ou colorida;
- Barbante;
- Tesoura;
- Fonte luminosa natural ou artificial (sol, lanterna, lâmpada);
- Celular ou câmera para registrar sua arte.
Mãos à obra!
Fica a dica: O papel celofane pode ser substituído por qualquer plástico translúcido que estiver disponível.
Passo a passo:
1- Selecione as cores de papel celofane desejadas (brinque com elas e descubra quais combinações você mais gosta), recorte de formas variadas e junte tudo com fita adesiva.
2- Prenda uma ou mais pontas da sua composição com o barbante.
3- Escolha sua superfície.
4- Deixe a fonte luminosa agir, ultrapassando o objeto criado por você, e observe as formas e cores que surgirão.
Explore a sua criatividade!
Enquanto você realiza esta proposta, você pode:
- Observar as sobreposições do efeito da luz;
- Experimentar a ação do vento em sua composição;
- Escutar os sons que o material produz;
- Perceber texturas;
- Utilizar vários suportes – testar, além da cartolina branca, uma parede, um desenho, uma folha colorida.
Nos inspiramos nas provocações que Marina propõe por meio da experiência com os movimentos, a visualidade das formas, as cores, os sons, os cheiros e as texturas que cada paisagem cotidiana reflete e imprime em nós.
“Antes de tudo, é absolutamente necessário que exista o desejo de voar.”
(Catálogo de arte Marina Nazareth – exposição no Espaço Cultural da V & M do BRASIL – setembro de 2011, p. 13)
Grave seu processo, publique sua experiência nas redes sociais e nos marque usando a hashtag #educativofcs e o perfil da Fundação Clóvis Salgado (@fcs.palaciodasartes) no Instagram.
Sobre os autores:
Brenno Theotônio de Castro é estudante do curso de Arte-Educação do Cefart/FCS, artista visual, arte-educador, ilustrador, bacharel em Artes Visuais pela UFMG.
Daniela Moser é estudante do curso de Arte-Educação do Cefart/FCS, artista visual, formada em Desenho pela UFMG.
Larissa Silva de Alvarenga é estudante do curso de Arte-Educação do Cefart/FCS, cursa Conservação e Restauração na UFMG, mediadora e apaixonada por educação patrimonial.
Lana Stéfany Araújo Pimenta é estudante do curso de Arte-Educação do Cefart/FCS, estudante de Design Gráfico e estudante do ensino médio.
Mariana Garcia Vieira é estudante do curso de Arte-Educação do Cefart/FCS, estudou História da Arte e Design de Interiores na Itália, é fotógrafa e trabalhou como galerista em algumas galerias de arte.
Marlon Vital é estudante do curso de Arte-Educação do Cefart/FCS, artista visual, educador e engenheiro social. Atualmente trabalha como instrutor no SENAI e atua artisticamente pelas ruas.
Patrícia Oliveira Carvalho é estudante do curso de Arte-Educação do Cefart/FCS, arte-educadora, graduada em licenciatura em Letras com habilitação em francês e inglês pela Unesp-Rio Preto.
Referências
BRUNO, Nathália. Transparências e processos criativos: Marina Nazareth. Fundação Clóvis Salgado, 2021. Disponível em: https://fcs.mg.gov.br/transparencias-e-processos-criativos-marina-nazareth/. Acesso em: 14 jul. 2022.
NAZARETH, Marina. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9187/marina-nazareth. Acesso em: 14 jul. 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.