A peça “MariaS” vem para colocar em pauta a discussão sobre a importância de pensar e identificar a violência diária de todos nós, culturalmente cultuada contra as vidas femininas. Para essa reestreia, o cenário e os figurinos foram ressignificados pelas mãos do artista visual e professor Wesllen Neiva, parceiro da Bloco 1 Produções há 10 anos, em várias incursões entre a amizade, o teatro e a música. A luz está nas mãos do mago, Heron Loreto, que em 2025 completa 54 anos de carreira. Uma carreira de luz entre o ballet, a música e o teatro no Brasil e no exterior e que se encantou por “MariaS” e que hoje compõe nossa equipe.
A autora Clarice Carvalho garante que a atuação dos atores em cena está imperdível, belíssima e emocionante, e que fez poucas interferências no texto para a reestreia. “As mudanças estão todas a favor da arte e da luta pela vida de todas as mulheres. O espetáculo serve, ainda, como um grito e um alerta contra qualquer tipo de violência.”
MariaS é um espetáculo teatral inspirado no livro “Maria das Dores – Trilhas e Grãos”, de Wilma Trindade, e teve sua estreia nos palcos em 2019, passou por inúmeras apresentações em Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas Gerais. Em 2020, foi selecionado para o maior festival de teatro da América Latina, o FRINGE, em Curitiba, que, devido à pandemia, teve sua trajetória momentaneamente interrompida.Em julho de 2022, “MariaS” retornou aos palcos como espetáculo selecionado no Festival Nacional de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, mostrando mais uma vez a importância de sua temática.
O espetáculo foi indicado aos prêmios de Melhor Espetáculo de Drama e Melhor Atriz, e saiu vencedor na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante do Festival, Clarice Carvalho, também autora do texto dramatúrgico.
Em 2019, Clarice Carvalho recebeu um pedido de Wilma para o seu manuscrito, com o desejo afetivo de que sua história pudesse ser encenada nos palcos e de que sua filha, Milenna Trindade, voltasse ao teatro. A leitura rendeu uma adaptação livre, com foco na temática principal, que é a violência contra a mulher e os mecanismos do machismo para silenciá-las.
Milenna Trindade assume o protagonismo, e de sua personagem, Maria, ecoam várias mulheres com histórias de vida semelhantes. Para a atriz, foi um mergulho em lugares sombrios, tratados com muito cuidado e respeito em sua interpretação.
Para compor o elenco, no personagem do agressor Beto, o ator Ronaldo Matos assume a difícil tarefa de representar o algoz de Maria(s), o protótipo do homem que carrega todas as características da violência, do machismo castrador e abusivo contra os corpos femininos.
A autora Clarice Carvalho também está em cena, como Berenice, a mãe de Beto. A sogra de Maria é o retrato da mulher que corrobora com as agressões do filho, demonstrando o tempo todo a rivalidade feminina que ela reproduz em seu comportamento.
Com a direção sensível de Roza Maria Oliveira, “MariaS” traz uma carga emocional que sensibiliza, transforma e evidencia, nos pequenos detalhes, os sinais de uma relação abusiva e a necessidade de falar e combater a violência contra a mulher.
FICHA TÉCNICA
Texto : Clarice Carvalho
Direção : Roza Oliveira
Produção Bloco 1
Cenário e Figurinos : Wesllen Neiva
Luz: Heron Loreto e Chris Fox
Técnico de Som e Imagem : Gabriel Castro
Músicas Originais : Clarice Carvalho, Gabriel Castro e Wilma Trindade
Fotos : Raphael Breno @ fot_ografiando
ELENCO CLARICE CARVALHO, MILENNA TRINDADE E RONALDO MATOS