INGRESSO

Bilheteria do Palácio das Artes

Segunda a sábado 12h às 21h

Domingo 17h às 20h

Lei de Meia Entrada

Quem tem direito:

Estudantes

Idosos

Pessoas com deficiência

Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes

Para saber as condições que dão direito à meia-entrada acesse o texto na íntegra.

Com curadoria da pesquisadora Carla Italiano, a mostra “Clássicas: Insubmissas Mulheres de Cinema” reúne filmes dirigidos e protagonizados por mulheres que desafiaram as convenções de suas épocas, criando novas formas de existir no cinema e no mundo. Inspirada no livro “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”, da escritora mineira Conceição Evaristo, esta edição exibe obras que mergulham na complexidade da experiência feminina, seja pela reinvenção da linguagem cinematográfica, seja pela ruptura com papéis de gênero e normas sociais, revelando lutas por liberdade e autodeterminação.

A mostra se organiza em eixos temáticos que constroem narrativas contra-hegemônicas:

“Vidas Luminosas”: Documentários que celebram trajetórias inspiradoras, como Carmen Miranda: Bananas Is My Business (Helena Solberg) e Diálogos com Ruth de Souza (Juliana Vicente).

“Laços Inquietos”: Filmes que exploram relações ambíguas e afetos tensionados, como Miss Mary (María Luisa Bemberg) e Sem Chão (Kathleen Collins).

“Dos Excessos da Carne”: Narrativas de desejo e transgressão, como Garota Infernal (Karyn Kusama) e Privilégio (Yvonne Rainer).

“Canções de Rebeldia”: Obras que desafiam tabus, como The Watermelon Woman (Cheryl Dunye) e Procura-se Susan Desesperadamente (Susan Seidelman).

Além de Chantal Akerman, diretoras fundamentais como Agnès Varda, María Luisa Bemberg, Julie Dash e a brasileira Helena Solberg expandem o conceito de “clássico”, dialogando com vozes contemporâneas presentes na Itinerância FestCurtasBH, que traz curtas-metragens como Bauxita (Thamara Pereira) e Dona Beatriz Nsimba Vita (Leonardo Cata Preta).

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Oficinas:

Curadoria de Festivais com Ana Siqueira (10–11/05): Reflexões sobre seleção, acessibilidade e impactos culturais.

Produção de Festivais com Bruno Hilário (24–25/05): Como conectar o patrimônio histórico de Congonhas ao cinema contemporâneo.

Sessões comentadas: Miss Mary (com a jornalista Juliana Gusman) e filmes com introdução da curadora.

Programação para o Público Infantil

Aos domingos, serão oferecidas sessões especiais para crianças:

Shrek (dublado), uma animação que subverte contos de fada

A Fuga das Galinhas, sobre liberdade e trabalho coletivo

ITINERÂNCIA FESTCURTASBH INFANTIL com curtas brasileiros contemporâneos

Homenagem Especial

Encerramos a mostra com Uma Carta para Mário (Armando Mendz), em tributo aos 80 anos de falecimento do poeta Mário de Andrade. O filme revisita o legado modernista através de correspondências fictícias, dialogando com a proposta da mostra de ressignificar narrativas.

plugins premium WordPress