Obras do acervo

Andréa Lanna

AUDIODESCRIÇÃO

C:\Users\Giovane Diniz\Desktop\Obra da artista Andréa Lanna (Acervo FCS).jpg

Andréa Lanna, S-título, Acrílica sobre tela sobre painel, 150x190cm, 1985. (Acervo FCS)

TEXTO SOBRE A ARTISTA HOMENAGEADA – Acervo da FCS 

Andréa Maria da Costa Lanna nasceu em 1957, em Belo Horizonte (MG). Desenhista, pintora, gravadora, pesquisadora e professora, iniciou seus estudos de cerâmica na Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em 1975. Em 1977, começa a carreira como professora de arte. Doutora em Artes (2016), mestre em Poéticas Visuais (2002) e graduada em Gravura em metal (1982), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolve um trabalho plástico que explora as formas e as sutilezas das cores.

Em sua primeira mostra individual, Andréa Lanna apresentou uma série de desenhos em pastel oleoso, baseada no universo feminino, que refletia o contexto de uma discussão artística da época sobre o figurativo e o abstrato. Esses elementos constituem a base de sua obra, tanto no desenho quanto na pintura, marcando sua trajetória artística e sua contribuição para o campo da arte contemporânea. Dessa forma, sua obra, aqui presente, explora a fragmentação da figura feminina e é exemplo da complexa articulação entre tempo e identidade, que atravessa toda a proposta curatorial desta mostra.

Estudantes do Curso Básico de Curadoria: Altiere Junio Leal Silva, Bárbara Chagas Oliveira, Beatriz de Aquino Costa, Érica Alessandra Fernandes, Gleidston Fernando Santarelli de Paula, Isabel Machado Amaral, Isadora Falcão Valença, Karina Rodrigues Santos da Silva, Lana Stéfany Araújo Pimenta, Luisa Guerra Peixe de Miranda Fonseca, Luiz Carlos do Couto Junior, Mariana Alves Machado, Milena Carvalho Lisboa de Abreu, Renata Mota, Sarah Elen Rodrigues Gonçalves, Stefany Silva Freu e Thais Alves Martins.

Orientação: Professor Giovane Diniz.

plugins premium WordPress