INGRESSO

a partir de R$30

Lei de Meia Entrada

Quem tem direito:

Estudantes

Idosos

Pessoas com deficiência

Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes

Para saber as condições que dão direito à meia-entrada acesse o texto na íntegra.

O espetáculo “Iago, o elogio da vingança” é uma adaptação da peça “Otelo, o mouro de Veneza”, de William Shakespeare, feita por Eduardo Moreira (Grupo Galpão), que também assina a direção. Nesta adaptação, o personagem Iago, interpretado pelo ator Renato Millani, tem toda a sua vilania trazida para os dias atuais e faz a sua trama para destruir o negro Otelo, utilizando todo o mecanismo moderno; celular, redes sociais, fake news, montagem de fotos, que o possibilita executar seu ardil perverso, que culmina no assassinato de Desdêmona.

Iago, impulsionado pelo sentimento de ressentimento e preconceito, forja uma situação em que induz Otelo a um ciúme tão violento que este, varrido pela loucura, mata a esposa. Com uma abordagem mais contemporânea deste texto secular, temos o pano de fundo perfeito para evidenciar uma sociedade pautada pela mentira e pelo ódio a tudo aquilo que é diferente, pois Otelo é um negro, de origem nobre, que tem um posto social superior a Iago e é casado com Desdêmona, uma mulher branca.

Os atos cheios de veneno de Iago não têm ética ou qualquer tipo de sentimento nobre, mas são uma arquitetura da vingança. Sem medir as consequências de sua mentira, os personagens e o público são envolvidos em uma trama em que cada um tem o seu papel definido para concluir seu plano, cheio da mais torpe violência.

“Iago, o elogio da vingança” é um reflexo em um espelho distorcido, cuja imagem é a de uma sociedade adoecida pelo egocentrismo, em que o outro é apenas um objeto a serviço de um dos mais horríveis sentimentos humanos, a inveja.

Esta tragédia está mais atual do que nunca, e que atire a primeira pedra todo aquele que estiver isento disto. 

plugins premium WordPress