INGRESSO

Bilheteria do Palácio das Artes

Segunda a sábado 12h às 21h

Domingo 17h às 20h

Lei de Meia Entrada

Quem tem direito:

Estudantes

Idosos

Pessoas com deficiência

Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes

Para saber as condições que dão direito à meia-entrada acesse o texto na íntegra.

A Orquestra de Cordas do Cefart constitui-se como núcleo de prática orquestral dentro da estrutura da Escola de Música do Cefart. Seu propósito é contribuir para a formação artística e profissional dos alunos, oferecendo uma vivência que consolida etapas essenciais na construção de suas trajetórias musicais. Para isso, a orquestra adota um repertório pedagógico cuidadosamente selecionado e alinhado às tendências contemporâneas, proporcionando experiências que valorizam a pluralidade das formas de expressão musical, dialogando tanto com a tradição da música erudita quanto com o universo da música popular.

Neste concerto, a Orquestra de Cordas se une à Classe de Canto do Cefart, evidenciando o caráter formativo da instituição. Nesse contexto, muitos estudantes encontram, por meio da prática da música de câmara, a oportunidade de dar seus primeiros passos como solistas diante de uma orquestra. Essa vivência se revela fundamental no processo de sedimentação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades interpretativas ao explorar um repertório de relevância histórica e estética, como o da música barroca.

Selecionamos para esse momento, o repertório da música barroca com obras dos compositores Antônio Vivaldi e George Friederich Haendel. O período barroco é marcado pela riqueza de contrastes, pela busca da expressividade e pela sofisticação das formas musicais, pelo uso do baixo contínuo, pela exploração da retórica musical e a valorização da afetividade nas interpretações; essa estética abriu caminho para a consolidação de gêneros como o concerto, a suíte, a cantata e a ópera. Notadamente, sobressai a voz solista, exigindo a precisão técnica dos intérpretes, estimulando a criatividade, seja nas ornamentações, seja na liberdade interpretativa que conferia ao músico papel ativo na construção da obra.

É nesse diálogo entre formação e performance que a Orquestra de Câmara e a Classe de Canto do Cefart, reafirma sua missão: ser espaço de aprendizado, de descoberta e de celebração da música em suas múltiplas dimensões.

Ficha técnica:

Classe de Canto *: Liz Xavier e Diego de Almeida

SOPRANOS                                                             TENORES

Alícia Maciel                                                             Leandro Cunha

Leticya Macedo                                                        Cristian Anthony

Evelyn Nughes

Júlia Gabriela da Rocha

MEZZO SOPRANO

Mariana Vaz

Gabriel Neres

Patrícia Rodrigues

ORQUESTRA DE CORDAS DO CEFART

Regência – Gilson Silva

PRIMEIROS VIOLINOS 

Mateus Figueiredo* (spalla) 

Bernardo da Silva 

Kayky Santos

Mariah Fernanda 

Jéssica Emanuelle 


SEGUNDOS VIOLINOS 

Nikolaos Mello

Aline Rodrigues

Luana Venuto

Marcela de Paula

Juliana Oliveira

Simone Pereira

Duda Araújo

VIOLAS 

Kele Albuquerque*

Vitória Aguilar 

Isadora de Normândia

Laís Orlando 

Luís Henrique Lara

VIOLONCELOS 

Jú Beatriz 

Júlia Ribeiro

Paula Ribeiro

Gabriel Heliakim 

Ana Alvarenga 

Aldair Duarte

Trompete Solo 

 Gustavo Machado 

Piano (contínuo) 

Leoni Werner


        * Professores do Cefart 

Repertório 

  1. Concerto em Sol Maior Op. N°3 (Primeiro Movimento) 

Compositor:  Antonio Vivaldi

  1. Armonico Op. 3 N° 10

Compositor:  Antonio Vivaldi

  1. Wise Men, Flaterring, May Deceive You (Oratório Judas Macabeus)

Compositor:  George F. Haendel

Canto:  Leandro Cunha

  1. He Shall Feed (Oratório Messias)

Compositor:  George F. Haendel

Canto:  Júlia Gabriela da Rocha e Gabriel Neres

  1. Come, ever-smiling liberty (Oratório Judas Macabeus)

Compositor:  George F. Haendel

Canto:  Leandro Cunha e Leticya Macedo

  1. Ombra mai fu (Ópera Serses)

Compositor:  George F. Haendel

Canto:  Cristian Anthony

  1. Lascia ch’io pianga (Ópera Rinaldo)

Compositor:  George F. Haendel

Canto:  Mariana Vaz

  1. Il Vostro Maggio (Ópera Rinaldo)

Compositor:  George F. Haendel

Canto:  Mariana Vaz, Júlia Gabriel da Rocha, Leticya Macedo, Patrícia Rodrigues

  1. Eternal source of light divine (Ode for Queen Anne)

Compositor:  George F. Haendel

Canto:  Evelyn Nughes

Trompete piccolo: Gustavo Machado

  1. Let the bright Serafin (Oratório Sanson)

Compositor:  George F. Haendel

Canto:  Alícia Maciel

Trompete piccolo: Gustavo Machado

plugins premium WordPress