INGRESSO

Bilheteria do Palácio das Artes

Segunda a sábado 12h às 21h

Domingo 17h às 20h

Lei de Meia Entrada

Quem tem direito:

Estudantes

Idosos

Pessoas com deficiência

Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes

Para saber as condições que dão direito à meia-entrada acesse o texto na íntegra.

Em janeiro, o Ateliê de Férias da Fundação Clóvis Salgado celebra a imaginação, a criação e o encantamento do teatro de bonecos, em uma edição especial dedicada ao universo do Grupo Giramundo, que completa 55 anos junto com o Palacio das Artes. Duas trajetórias que caminham lado a lado, tecendo memórias e experiências que marcaram gerações.

Inspiradas pela arte dos bonecos, as atividades do mês convidam o público a explorar o fazer artístico, o jogo teatral e a magia da criação manual, em oficinas que misturam desenho, escultura, colagem, pintura e performance. Crianças, jovens e famílias poderão vivenciar o prazer de criar personagens, máscaras e histórias, transformando o Palácio das Artes em um grande palco de descobertas.

O Ateliê de Férias propõe uma imersão no lúdico, na fantasia e na arte de dar vida ao inanimado, um tributo ao Giramundo e à força criativa que move o Palácio das Artes há 55 anos.

13 Personagens em Cena: Oficina de Criação
O teatro de bonecos sempre nos leva a mundos onde tudo é possível. Em “Personagens em Cena”, o público é convidado a mergulhar no encantamento do universo Giramundo, criando personagens únicos e cheios de personalidade com hastes de torção. A oficina desperta imaginação, inventividade e o prazer do jogo teatral: cada criação ganha vida em cena, revelando histórias, gestos e movimentos que surgem das mãos dos participantes.

14 Gente de papel
Criação de personagens teatrais por meio de cortes, dobras e colagem de formas geométricas bidimensionais e tridimensionais. A partir de textos de diferentes fontes literárias, os participantes poderão imaginar os seus bonecos de papel.

15 Desenhando no Palácio
Em uma mesa montada no próprio espaço expositivo, participantes de todas as idades poderão explorar a magia dos bonecos criados pelo Giramundo por meio do desenho. A proposta é simples e potente: olhar com atenção, observar detalhes, perceber formas, gestos, texturas e, a partir disso, criar um desenho autoral, inspirado, mas jamais limitado, pelos personagens expostos.

16 Cartas de Alice
Inspirada no clássico Alice no País das Maravilhas, esta oficina convida crianças a partir de 10 anos a criarem bonecos de papel inspirados nos soldados de cartas da Rainha de Copas. Em um encontro de criação e experimentação, os participantes vão mergulhar em diferentes interpretações da obra, das ilustrações originais de John Tenniel às versões do Grupo Giramundo e da Disney, para depois construir suas próprias cartas tridimensionais, explorando técnicas de desenho, pintura e colagem.

17 Autorretrato Brincante
A oficina Autorretrato Brincante convida as crianças a explorarem a própria
imagem transformando o simples ato de se olhar no espelho em uma experiência de autodescoberta e imaginação, na qual cada participante poderá criar máscaras inspiradas em seus próprios traços ou em personagens imaginários.

20 Rostos encantados: Máscaras Teatrais
Encantamento, mistério e transformação: três palavras que atravessam a arte do teatro e ganham vida nesta oficina inspirada no universo mágico do Giramundo.
Em “Rostos Encantados”, o público é convidado a experimentar a criação de máscaras teatrais, mergulhando em cores, formas e texturas que revelam novos personagens e mundos possíveis.

21 Explorando o Palácio
Uma visita patrimonial feita especialmente para o público infantil. Em um percurso lúdico e interativo, as crianças serão convidadas a conhecer os espaços do Palácio, descobrindo suas histórias, curiosidades e segredos arquitetônicos. Durante a visita, os pequenos exploradores vão aprender sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e vivenciar o Palácio como um lugar de memória, arte e encantamento.

22 Trípticos – Histórias em 3 telas.

A oficina propõe a criação de narrativas visuais, por meio de 3 imagens organizadas sobre um suporte clássico das artes visuais: os TRÍPTICOS. Serão trabalhadas técnicas de colagem, dobradura e desenho para imaginar histórias e personagens.

23 Oops o fantasma fez de novo
A oficina “Oops… O Fantasma Fez de Novo!” convida o público a viver uma experiência sensorial e interativa de contação de histórias adaptada também para pessoas cegas ou com baixa visão. Ambientada no Palácio das Artes no ano 2000, a atividade mistura narrativa oral, efeitos sonoros, objetos táteis, aromas e jogos investigativos, conduzindo os participantes a desvendar coletivamente um mistério da virada do milênio.

24 Marionete de papel
Esta oficina convida crianças a partir de 7 anos a criarem bonecos de manipulação em corda de papel, a partir de recortes disponíveis. No encontro os participantes serão conduzidos a construir sua marionete com a temática de animais, explorando cores, formas e técnicas básicas de manipulação.

plugins premium WordPress