Pela primeira vez na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte, a Quase Cia. de Teatro apresenta o sucesso de público “burburinho – a primeira festa”. A montagem, com dramaturgia autoral de Daniel Gama e direção de Raquel Pedras (Grupo Armatrux), propõe um jogo cênico envolvente que mistura poesia, ficção, performance e metalinguagem, investigando as relações sociais e a tênue fronteira entre o real e o imaginário.
O espetáculo tem texto assinado por Daniel Gama, cofundador da companhia, e é dirigido por Raquel Pedras, atriz e poeta. Em cena, os fundadores Daniel Gama, Letícia Leiva, Matheus Carvalho e Rodrigo Liberato, juntamente com as convidadas Amanda Salvador e Bárbara Elliza, dão vida a uma festa de aniversário. A trama oscila constantemente entre a familiaridade de uma pista de dança e o surrealismo de imagens como a de um gigante em miniatura.
Segundo Daniel Gama, o texto busca explorar as relações sociais e distúrbios psíquicos através de imagens que são construídas e desfeitas diante do público, questionando a própria noção de realidade estabelecida no palco. O espetáculo propõe um jogo verbal cheio de pistas falsas, enigmas e desencontros, marca também presente em outros trabalhos da Quase Cia.
A diretora Raquel Pedras destaca a força poética do texto e o mergulho dos atores nessa história enigmática. Ela ressalta que a direção buscou uma “dramaturgia paralela” de movimentos, ruídos e gestos para dialogar com a poesia, adicionando novas camadas à experiência do espectador. Pedras elogia a busca do grupo pelo “que não existia até então” para quem faz, definindo o trabalho da Quase Cia. como “autêntico, como poucos”.
Ficha técnica
Direção: Raquel Pedras
Dramaturgia: Daniel Gama
Elenco: Daniel Gama, Letícia Leiva, Matheus Carvalho, Rodrigo Liberato, Amanda Salvador, Leon Ramos / Bárbara Elliza
Direção corporal: Rafael Batista
Trilha sonora: Tiago de Macedo
Operação de som: Lucas Miranda
Iluminação: Cristiano Araújo
Operação de luz: Yumi Tano
Figurino: Marina Morena
Cenário: Luiz Dias
Comunicação: Rizoma Comunicação & Arte
Identidade visual: Cíntia Marques
Fotos: Poly Acerbi
Vídeos e colaboração artística: Guilherme Villeto, Leonardo Alcantara e Bárbara Elliza
Conselho: Jaime Gama
Produção: Quase Cia. de Teatro
Agradecimentos: SESI Cultura, Grupo Maria Cutia, Grupo Armatrux, Grupo Galpão e Espaço Cênico Rick Alves