Quantos utensílios já ficaram famosos por aparecerem em exposições? Temos um para cada letra do alfabeto com certeza! Que tal conhecer ou relembrar algumas obras e alguns artistas?
Primeiro vamos de “A”, a de Azulejo, cuja origem do nome vem da palavra árabe “Al-zulaij”, que significa pequena pedra polida!
Clarrisa d’Errico (Instagram: @csperrico)
Azulejo
Os objetos contam uma história do cotidiano. Alguns artistas se inspiram neles para criar obras de arte, propondo outras formas de olhar, onde o poético é mais importante do que a utilidade.
A artista Renata Cruz traz em seu processo criativo o Azulejo pintando aquarelas e memórias. Em 2019, ela expôs seu trabalho Para sempre e um dia, no Palácio das Artes, compartilhando com o público memórias afetivas de suas viagens pelo mundo.
Cada pedaço de papel pintado é como se fosse um azulejo, posicionado sobre a parede, criando um painel de belezas efêmeras, registrando um tempo, prolongado um olhar e nos narrando as poesias que circundam os objetos.
Outra artista muito conhecida por usar o Azulejo como processo criativo é a Adriana Varejão.
Que outro objeto se tornou obra de arte que você conhece com a letra “A”? Compartilhe conosco e poste nos comentários…
Artista: Renata Cruz Exposição: Para sempre e um dia
Outra Artista
Artista: Adriana Varejão Instagram: @adrianavarejao
Clarissa d’Errico é técnica em Comunicação Visual, bacharel e licenciada em Artes Visuais e professora na Escola de Artes Visuais do CEFART – FCS.
Daniela Parampal é bacharel e licenciada em Artes Visuais, artista visual, professora de Kundalini Yoga, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do CEFART – FCS.
Mara Tavares é licenciada em Letras, mestra em Artes, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do CEFART – FCS.