Com criatividade e poucos materiais conseguimos produzir imagens muito interessantes! Pensamos exatamente nisso para criar essa proposta de colagem utilizando formas geométricas. Venha ver o passo a passo!
Atenção: crianças precisam estar acompanhadas por um adulto, devido ao uso de tesoura.
Materiais que podem ser utilizados:
– Papéis coloridos
– Revistas
– Papel de presente
– Retalho de tecido
– Papelão
– Tesoura
– Lápis
– Cola
– Régua
– Tinta
– Canetinha
– Objetos para tirar molde da forma
Passo a passo:
1° – Separe os materiais que você utilizará para fazer a atividade. Olhe ao seu redor e preste atenção nas formas geométricas que estão presentes no ambiente. Se não tiver papel colorido, você pode pintar ou colorir o papel branco com lápis de cor, canetinha ou tinta.
Figura 1: Materiais. Foto: Nathália Bruno.
2° – Fique atento às cores dos papéis que você selecionou. Elas tendem a ficar mais vibrantes e destacadas se estiverem próximas de suas cores complementares. Para achar a cor complementar, basta escolher uma cor no círculo cromático e traçar uma reta. A cor que estiver oposta, de frente para ela, será a sua cor complementar. As cores também podem ficar mais suaves se você colocá-las perto de suas vizinhas, as chamadas análogas. Veja o círculo cromático abaixo para inspirar a criação da sua composição:
Figura 2: Círculo Cromático.
3° – Desenhe as formas no suporte escolhido. Você pode usar a régua para auxiliar no desenho e objetos variados para servir de molde.
Figura 3: Desenhando com ajuda de um molde. Foto: Nathália Bruno.
4° – Recorte as formas usando a tesoura.
Figura 4: Recorte de papel. Foto: Nathália Bruno.
5° – Faça várias composições com formas e cores variadas até achar uma que te agrade mais. Você também pode optar por usar as contra formas feitas com as sobras do papel que você recortou.
Figuras 5 e 6: teste de composições. Fotos: Nathália Bruno.
6° – Cole as formas sobre o papel ou a superfície que você escolheu. Espere a cola secar e está pronta sua composição com formas e cores!
Figuras 7 e 8: teste de composições. Fotos: Nathália Bruno.
Fotografe o resultado e marque a gente nas hashtags: #educativofcs #criarte e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.
Figura 9: Colagem finalizada. Foto: Nathália Bruno.
Curiosidade: Décio Noviello foi um artista belo-horizontino muito ligado à Fundação Clóvis Salgado. Era pintor, desenhista, gravurista, cenógrafo, figurinista e sua última exposição em vida – Cor Opção – aconteceu na galeria Genesco Murta, durante a programação do Arteminas 2018. Observe a imagem da exposição e perceba como ele explorava o universo das cores e das formas em suas serigrafias.
Figura 10: Exposição Cor Opção, 2018. Foto: Paulo Lacerda, FCS.
Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.
Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.