A arte multimídia de Eder Santos

Os processos de criação na contemporaneidade contemplam outras formas de se produzir arte, para além das técnicas tradicionais. Com o surgimento de novas tecnologias, torna-se possível, por exemplo, a existência da arte digital, desenvolvida através de meios eletrônicos digitais. A partir de conceitos e reflexões, muitos artistas experimentam criar seus trabalhos utilizando multimídias, como vídeos/projeções e instalações, o que envolve a videoarte.

Tendo como principal característica o vídeo, essa expressão artística surgiu na década de 1960. A partir de imagens que podem não exibir uma continuidade previamente estabelecida, a videoarte apresenta novas perspectivas na criação artística, ampliando as possibilidades de se trabalhar imagens no espaço expositivo, expandindo as experiências dos espectadores através do movimento e de sons. As obras audiovisuais podem se expandir para todo o espaço de uma galeria em projeções ou em instalações com monitores, propondo novos olhares.

Um dos artistas que se destacam no cenário artístico contemporâneo desenvolvendo trabalhos audiovisuais é o mineiro Eder Santos (Belo Horizonte/MG), um dos pioneiros da videoarte no Brasil e reconhecido mundialmente por seus trabalhos nas artes visuais, no cinema e em outros campos das artes. Sobre o trabalho de Eder, a curadora Solange Farkas (2006) destaca que: “A riqueza da sua obra resulta de uma produção feita a partir de sofisticadas operações onde o vídeo é posto constantemente como principal dispositivo e centro das ações com a música, o corpo, a ficção e mais recentemente com o tridimensional”.

A produção de Eder já foi apresentada em várias exposições, com videoinstalações e videoperformances. Ele também desenvolve trabalhos como diretor de cinema, já tendo recebido diversos prêmios. Uma de suas obras de destaque é a videoinstalação “Call Waiting”, de 2009. Nela, o artista apresenta projeções com múltiplas imagens, incluindo pássaros e gaiolas vazias acompanhadas de diferentes sonoridades, possibilitando ao espectador uma experiência multissensorial no espaço expositivo.

Em 2016, Eder Santos realizou a exposição “Estado de Sítio” na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes. Na ocasião, foram apresentadas várias obras do artista, com linguagens e temas variados. Entre elas estava o curta-metragem “Pilgrimage” (Peregrinação) de 2010, juntamente com a obra “Cinema” de 2009, exibidos continuamente em uma tela ao final da galeria. No primeiro, o artista investiga os processos de mineração em Minas Gerais, retratando o percurso do minério de ferro: da extração até a chegada ao litoral para ser exportado. Utilizando de cores e formas, Eder propõe uma trajetória que provoca a imaginação fazendo refletir sobre as relações entre a natureza e a cultura, a obra e a indústria, envolvendo e provocando o olhar do espectador para além das imagens apresentadas. No segundo trabalho, são apresentadas cenas de uma pequena cidade no interior de Minas Gerais. Nesse é possível perceber algumas interferências, como imagens fora de foco e alternâncias de velocidade, remetendo à passagem do tempo.

Observe a seguir alguns trabalhos do artista e reflita: o que se pode propor através de imagens apresentadas em ângulos diversos, sobrepostas, acompanhadas de áudio e em vídeo? Como imagens, cores e formas podem revelar materialidades e conceitos a serem descobertos?

Figura 1: “Call Waiting”, Eder Santos, videoinstalação, dimensões variáveis, 2009. Fonte: site Prêmio PIPA
Figura 2: “Pilgrimage”, Eder Santos, 2010, still de curta-metragem. Fonte: site Prêmio PIPA
Figura 3: “Cinema”, Eder Santos, 2009. Fonte: site Prêmio PIPA

Nos trabalhos de Eder Santos as imagens são ressignificadas pelo olhar. Um acontecimento “banal” pode ser visto através de novas perspectivas. Como diria o escritor e poeta Rubem Alves, “ver é muito complicado” e às vezes podemos ver as coisas do mundo com olhos de poeta. As obras de Eder nos convidam a fazer esse exercício de olhar e se abrir para novas descobertas, de forma crítica, mas também poética, desacelerada e investigativa.

Compartilhe com a gente suas percepções sobre a arte multimídia de Eder Santos. Publique em suas redes sociais usando as hashtags #educativofcs, #criarte e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Referências:

Call Waiting – vídeoinstalação de Eder Santos realizada no Centro Cultural Usiminas | Ipatinga-MG | 2009. Disponível em:

<https://vimeo.com/23269692?embedded=false&source=vimeo_logo&owner=4496776>. Acesso em: 30 jan. 2023.

Eder Santos. Estado de Sítio – Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2017. Artes Visuais – Catálogos – Exposições. Fundação Clóvis Salgado.

Eder Santos. Disponível em: <https://www.pipaprize.com/pag/eder-santos/>. Acesso em: 25 jan. 2023.

Eder Santos. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa14624/eder-santos>. Acesso em: 07 fev. 2023.

Eder Santos, Associação Cultural Videobrasil. Disponível em: <https://site.videobrasil.org.br/acervo/obras/obra/1349596>. Acesso em: 03 fev. 2023.

Sobre o autor:

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestre em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.