A criatividade e as histórias populares nas xilogravuras de Gilvan Samico

Gilvan José Meira Lins Samico, nascido em 1928 na cidade de Recife (PE), era gravador, pintor, desenhista e professor. O início de sua carreira se deu como autodidata. Posteriormente, estudou com os mestres Lívio Abramo e Oswaldo Goeldi. No ano de 1971, Samico foi convidado pelo dramaturgo, poeta, artista e professor Ariano Suassuna para integrar o Movimento Armorial, que valorizava a cultura popular do nordeste brasileiro.

A gravura é uma técnica que possibilita a reprodução de imagens a partir de uma matriz, que pode ser de metal, madeira, pedra, entre outras. Em grande parte de suas obras o artista Gilvan Samico trabalhou com a xilogravura, que consiste em retirar de uma superfície de madeira – chamada matriz – as partes que não devem receber tinta. As ferramentas utilizadas para cortar e cavar a madeira são conhecidas como goivas. A impressão dessas gravuras se dá colocando uma folha de papel sobre a matriz coberta de tinta e aplicando pressão, fazendo com que a imagem seja transferida para o papel.

Nos trabalhos de Samico podemos observar a grande influência da arte popular nordestina como, por exemplo, da literatura de cordel, apresentando personagens de lendas e histórias locais, além de figuras bíblicas e animais fantásticos. Também é comum identificar em suas obras várias simbologias e narrativas ligadas à natureza e a questões sagradas que se relacionam com a vida na terra. Um elemento marcante nas xilogravuras de Samico é o uso da cor branca, que concede às mesmas grande expressividade. As formas geométricas também aparecem com frequência em suas obras, conferindo ritmo às cenas representadas, revelando grande domínio técnico, com variedade de cortes e uso equilibrado da cor, principalmente em trabalhos realizados a partir da década de 1980.

Em 2016, o Palácio das Artes recebeu a Itinerância da 32ª Bienal de São Paulo, “Incerteza Viva”, que contava com algumas obras de Gilvan Samico produzidas entre 1975 e 2013. Cada xilogravura exposta levou cerca de um ano para ficar pronta.

Figura 1: Obras de Gilvan Samico, Itinerância da 32ª Bienal de São Paulo, Palácio das Artes. Fonte: site Bienal de São Paulo.

Observe as imagens a seguir, as obras e seus títulos. Perceba como eles podem ajudar na interpretação das imagens e estimular a imaginação.

Figura 2: “Tentação de Santo Antônio”, Gilvan Samico, xilogravura, 45x34cm, 1962. Reprodução fotográfica: Cesar Barreto. Fonte: site Enciclopédia Itaú Cultural.
Figura 3: “O Sagrado”, Gilvan Samico, xilogravura, 81x56cm, 1997. Reprodução fotográfica: Fritz Simons. Fonte: site Enciclopédia Itaú Cultural.
Figura 4: “O Boi Feiticeiro e o Cavalo Misterioso”, Gilvan Samico, xilogravura, 52,80×41,30cm, 1963. Fonte: site Enciclopédia Itaú Cultural.
Figura 5: “O Retorno”, Gilvan Samico, xilogravura, 90,30×55,50cm, 1995. Fonte: site Enciclopédia Itaú Cultural.
Figura 6: “Criação – Homem e Mulher”, Gilvan Samico, xilogravura, 60,70×97,50cm, 1993. Reprodução fotográfica: Romulo Fialdini. Fonte: site Enciclopédia Itaú Cultural.

Podemos perceber o quanto o envolvimento do artista com sua cultura pode influenciar em seus processos de criação. Observe como a representação de cenas e histórias locais carregadas de significado provocam a imaginação e engrandecem o imaginário popular. Você conhece outros artistas que também se inspiram em histórias e personagens da cultura popular brasileira?

Compartilhe com a gente suas percepções sobre as xilogravuras de Gilvan Samico e seus processos de criação! Publique em suas redes sociais usando as hashtags #educativofcs, #criarte e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Curiosidade:

O artista Gilvan Samico possui uma obra no acervo da Fundação Clóvis Salgado (FCS) intitulada “A Mãe dos homens”. É uma xilogravura sobre papel nas dimensões 63,5x94cm, datada de 1981. Um trabalho que engrandece o rico e diversificado acervo da FCS.

Referências:

32ª BIENAL DE SÃO PAULO – INCERTEZA VIVA. Disponível em: ˂http://www.32bienal.org.br/pt/itinerancia/o/3336/˃. Acesso em: 02 de set. de 2021.

GILVAN Samico. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: ˂http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10514/gilvan-samico˃. Acesso em: 08 de set. de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

O MOVIMENTO ARMORIAL. Disponível em: ˂http://www.caixacultural.com.br/cadastrodownloads1/Especial_O_movimento_armorial_RE.PDF˃. Acesso em: 20 de set. 2021.

Sobre o autor:

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestre em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.