Abcdário das artes: um objeto do cotidiano, um objeto poético

Quantos utensílios já ficaram famosos por aparecerem em exposições? Temos um para cada letra do alfabeto com certeza! Que tal conhecer ou relembrar algumas obras e alguns artistas?

Primeiro vamos de “A”, a de Azulejo, cuja origem do nome vem da palavra árabe “Al-zulaij”, que significa pequena pedra polida!


Clarrisa d’Errico (Instagram: @csperrico)

 

Azulejo

Os objetos contam uma história do cotidiano. Alguns artistas se inspiram neles para criar obras de arte, propondo outras formas de olhar, onde o poético é mais importante do que a utilidade.

A artista Renata Cruz traz em seu processo criativo o Azulejo pintando aquarelas e memórias. Em 2019, ela expôs seu trabalho Para sempre e um dia, no Palácio das Artes, compartilhando com o público memórias afetivas de suas viagens pelo mundo.

Cada pedaço de papel pintado é como se fosse um azulejo, posicionado sobre a parede, criando um painel de belezas efêmeras, registrando um tempo, prolongado um olhar e nos narrando as poesias que circundam os objetos.

Outra artista muito conhecida por usar o Azulejo como processo criativo é a Adriana Varejão.

Que outro objeto se tornou obra de arte que você conhece com a letra “A”?  Compartilhe conosco e poste nos comentários…

Artista: Renata Cruz                                Exposição:  Para sempre e um dia

Outra Artista

Artista: Adriana Varejão                         Instagram: @adrianavarejao

 

Clarissa d’Errico é técnica em Comunicação Visual, bacharel e licenciada em Artes Visuais e professora na Escola de Artes Visuais do CEFART – FCS.

 

Daniela Parampal é bacharel e licenciada em Artes Visuais, artista visual, professora de Kundalini Yoga, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do CEFART – FCS.

 

Mara Tavares é licenciada em Letras, mestra em Artes, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do CEFART – FCS.