Acervos e formação em artes visuais

O Criarte desta semana está participando da 19ª Semana Nacional de Museus! Com a temática “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o evento se propõe a refletir sobre o futuro dos museus a partir de um presente cada vez mais criativo.

Pensando nisso, trouxemos a proposta de conhecer algumas obras do acervo da Fundação Clóvis Salgado que integrarão a exposição virtual “CHAMA: Corpos Arvoredos Plurais – 6ª Mostra da Escola de Artes Visuais – Cefart/FCS”, organizada por estudantes e professores da Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da FCS.

Já abordamos aqui algumas questões sobre acervos institucionais e a importância de uma formação em arte que aproxime os públicos das obras e das instituições, por meio de visitas a exposições e a outros eventos que contribuam para expandir conhecimentos artísticos, históricos e culturais.

Dentro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), funciona o Cefart, um centro que é referência na formação artística como instituição pública, abrigando cinco escolas de arte: Escola de Artes Visuais, Escola de Dança, Escola de Música, Escola de Teatro e Escola de Tecnologia da Cena.

A Escola de Artes Visuais possui quatro cursos regulares: Curso Básico de Arte/Educação, Curso Básico de Curadoria, Curso Básico de Expografia e o Curso de Formação Inicial Continuada em Assistente de Produção Cultural. Esses cursos visam capacitar os estudantes para a compreensão histórica, social e artística, referentes à elaboração e à montagem de exposições por meio de disciplinas que abordam a concepção de projetos culturais, pensamento curatorial, história da arte, percepção de espaços expositivos e mediação cultural.

Ao final de cada semestre, os estudantes da Escola de Artes Visuais participam de uma mostra de artes visuais para colocarem em prática o que foi estudado durante as disciplinas dos cursos. Em formato virtual devido à pandemia da Covid-19, a edição deste ano conta com a colaboração da curadora convidada Celina Figueiredo Lage, que apresenta uma proposta de curadoria envolvendo a temática ambiental a partir do conceito “as árvores e os arvoredos”.

Para a exposição foram escolhidas quatro obras do acervo de artes visuais da FCS, que possuem temáticas relacionadas a elementos da natureza. Além disso, foi proposto um processo de seleção para que os estudantes pudessem inscrever suas obras para participarem da exposição. A curadoria dessas obras foi realizada durante as aulas pelos estudantes, acompanhados dos professores e da curadora convidada.

A “CHAMA: Corpos Arvoredos Plurais – 6ª Mostra da Escola de Artes Visuais – Cefart/FCS” trata de temas contemporâneos que ganharam destaque com a pandemia da Covid-19, como a questão climática mundial e a necessidade de se pensar a preservação ambiental. A mostra conta com trabalhos em diversas linguagens, como Pintura, Gravura, Fotografia, Fotoperformance e Videoarte.

Os estudantes de todos os cursos da Escola de Artes Visuais trabalharam virtualmente na seleção de obras, criação de textos críticos para a elaboração de um catálogo, concepção de atividades para uma cartilha educativa, desenvolvimento de projeto expográfico virtual e produção da mostra. Todas essas etapas de trabalho de elaboração da mostra permitiram aos estudantes colocar em prática os conhecimentos construídos durante as disciplinas e exercitar a criatividade na preparação do evento.

Assim, o Cefart, por meio dos cursos da Escola de Artes Visuais, ofereceu aos estudantes a oportunidade de trabalhar com imagens de obras de grandes artistas, vivenciar um planejamento de exposição e compreender toda a estrutura organizacional que envolve um projeto curatorial, expográfico e educativo, além de conhecer na prática os desafios da produção de uma mostra de artes visuais.

Entende-se que a formação de profissionais que promovam e pensem as melhores formas de apresentação e fruição de trabalhos artísticos é de fundamental importância para os acervos institucionais e formação de públicos para o futuro dos museus, propondo novas formas de “reimaginar” e de vivenciar a arte e a educação.

Observe, a seguir, as obras do acervo da FCS que estarão na “CHAMA: Corpos Arvoredos Plurais – 6ª Mostra da Escola de Artes Visuais – Cefart/FCS”.

O que estas obras apresentam em comum? O que você observa em cada uma delas? O que elas fazem você pensar com relação à natureza e ao meio ambiente hoje?

“Grande Árvore Folharada”, Carlos Wolney, óleo sobre tela, 100x120cm, 1985.
Acervo da Fundação Clóvis Salgado. Foto: Paulo Lacerda.
“Grande Árvore Verde”, Carlos Wolney, óleo sobre tela, 100x120cm, 1985.
Acervo da Fundação Clóvis Salgado. Foto: Paulo Lacerda.
“Selva”, Mário Fraga, óleo sobre tela, 120x90cm, 1983.
Acervo da Fundação Clóvis Salgado. Foto: Paulo Lacerda.
“Sem título”, Franz Krajcberg, Gravura – Impressão em relevo sobre papel artesanal, 60x48cm, 1981. Acervo da Fundação Clóvis Salgado. Foto: Paulo Lacerda.

Curiosidade:

Essas quatro obras que nortearam os processos curatoriais e expográficos da exposição “CHAMA: Corpos Arvoredos Plurais – 6ª Mostra da Escola de Artes Visuais – Cefart/FCS” integram um conjunto de 184 obras, sendo 51 de artistas mulheres e 133 de artistas homens. O acervo é formado por outros grandes nomes das artes visuais, como Alberto da Veiga Guignard, Amilcar de Castro, Fayga Ostrower e Yara Tupynambá. Também jovens artistas, como Pedro Motta, Juliana Gontijo, Julia Panadés e Rodrigo Arruda, integram o acervo. Além das obras de artes visuais, a FCS possui acervos de figurinos e de cenários, contendo peças relacionadas a espetáculos produzidos pela Instituição.

Compartilhe com a gente suas percepções sobre as obras apresentadas e sobre a importância da formação artística para a preservação e exibição dos acervos institucionais! Use as hashtags #educativofcs, #criarte e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Referências:

Acervo de obras da Fundação Clóvis Salgado ganha novas peças. Disponível em: ˂www.fcs.mg.gov.br/noticias/acervo-de-obras-da-fundacao-clovis-salgado-ganha-novas-pecas/˃.  Acesso em: abr. 2021.

Fundação Clóvis Salgado leva itinerâncias de artes visuais ao interior mineiro. Disponível em: <static.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/fundacao-clovis-salgado-leva-itinerancias-de-artes-visuais-ao-interior-mineiro>. Acesso em: abr. 2021.

Acervos, coleções e memórias de Paulo Peixoto. Disponível em: <www.fcs.mg.gov.br/acervos-colecoes-e-memorias-de-paulo-peixoto/>. Acesso em: abr.2021

Retratos no Acervo da Fundação Clóvis Salgado. Disponível em: ˂www.fcs.mg.gov.br/retratos-no-acervo-da-fundacao-clovis-salgado˃. Acesso em: abr. 2021.

Sobre o autor:

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestre em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.