Hoje vamos conhecer a história de um bonequinho de papel bem animado! O que será que vai acontecer com ele?
Ficha técnica:
Filme: Paper
Classificação Indicativa: Livre
Roteiro, montagem, edição de som, música, fotografia, animação, direção de arte e produção: Juliana Rodrigues
Local: RJ/Brasil
Ano: 2011
Duração: 2’03’’
Curiosidade:
Este filme é uma animação. Você sabia que existem várias formas de se fazer uma animação? O filme mistura e nos mostra duas formas: a animação quadro a quadro tradicional, que é feita com vários desenhos, e a animação em stopmotion, que usa objetos reais, como o bonequinho recortado em papel do filme.
E são necessários aproximadamente 24 quadros para criar apenas um segundo de animação! Isso significa que para criar cada posição do bonequinho nesta animação foi preciso fazer um desenho ou uma fotografia diferente. Quando mostradas em sequência, essas imagens fazem o boneco parecer se mover e a magia da animação acontece!
Proposta de atividade:
Hoje ensinaremos uma técnica bem simples para que você possa criar sua própria imagem animada! É o que chamamos de “dobradinha”, animação feita em uma tira de papel dobrada com apenas 2 desenhos.
Para isso você vai precisar de:
- Uma tira de papel (aproximadamente 8 cm de altura x 30 cm de comprimento)
- Material para escrever, como lápis ou caneta
Como fazer:
1° – Corte a tira de papel e dobre-a ao meio, no seu sentido mais comprido.
2° – Faça um primeiro desenho na parte da tira que ficou por baixo, mais próximo ao centro do papel.
3° – Agora faça outro desenho exatamente na mesma área do anterior, mas na parte da tira que ficou por cima. Mas lembre-se de fazer algumas mudanças nas partes do desenho que você quer movimentar! Você pode, por exemplo, mudar um detalhe no rosto do personagem ou a posição do braço.
Dica importante:
Para facilitar a visualização dos dois desenhos que você fez, você pode fixá-los em uma janela de vidro transparente, aproveitando a claridade.
4° – Agora enrole a parte de cima da tira de papel, cujo desenho foi feito por último, no lápis ou na caneta.
5° – Arraste o lápis ou a caneta de um lado para o outro, movimentando essa parte da tira de papel, sem deixar que ela se solte.
Perceba que os dois desenhos vão se alternar rapidamente e teremos a ilusão de que se movimentam. Esse é o princípio básico da animação!
Outra dica importante:
Você pode também dar mais vida aos desenhos, utilizando materiais como lápis de cor e canetinha.
Agora compartilhe com a gente um vídeo mostrando a sua “dobradinha”. Lembre-se de usar as hashtags #educativofcs e #cineminhaonline, e também @fcs.palaciodasartes.
Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.
Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.