FIC em Assistente de Produção Cultural

Vídeos “Retratos, Identidades e Reflexões”

Inspirados nos projetos culturais elaborados pelos estudantes durante o curso FIC, nas disciplinas “Fundamentos da Produção em Artes Visuais” e “Arte na Contemporaneidade”, os vídeos apresentam suas ideias durante esta trajetória.

A proposta “livre formato” possibilitou aos estudantes a liberdade de escolha em seus vídeos. Esta autonomia permitiu que cada um dos grupos produzisse vídeos didáticos ou poéticos, expressando diferentes olhares de maneira criativa sobre os temas por eles escolhidos.

Vídeo: Fora do quadro

O vídeo apresenta o projeto “Fora do quadro”, série documental que visa retratar artistas independentes da cena mineira que produzem quadrinhos. O objetivo principal do projeto é divulgar artistas locais, incentivar novos artistas a este tipo de produção e aproximar o público geral deste universo.

Equipe do projeto: Bruna Soares, Caroline Perazoli, Marcela de Paula e Victor Lopes.

Vídeo: Lambe-lambe arte-educativo (projeto: Elas pelas Ruas)

Parágrafo descritivo:

O vídeo apresenta uma intervenção urbana por meio da produção de retratos em lambe-lambes. O projeto @elaspelasruas tem o objetivo de provocar reflexões sobre a educação no Brasil, a partir de frases de Paulo Freire, envolvendo pessoas do cotidiano na cidade.

Equipe do projeto: Bruna Soares, Caroline Perazoli, Marcela de Paula e Victor Lopes.

Vídeo: Quero te ver na cidade

Parágrafo descritivo:

O vídeo foi produzido a partir de uma breve entrevista com sujeitos em situação de rua, a partir de relatos sobre suas vivências nas ruas de Belo Horizonte. A proposta consiste em resgatar memórias e histórias dessas pessoas e, posteriormente, divulgar esse material, com o objetivo de incentivar o protagonismo desses sujeitos no contexto urbano e propor questionamentos a respeito do aumento explícito dessa condição em nossa cidade. 

Equipe de produção: Gabriela Batista, Lívia Borges e Sara Boratti.

Vídeo: Intervenção “prega(dores)”

Parágrafo descritivo:

O vídeo apresenta uma vídeo performance de intervenção interativa. A ideia é pendurar um varal de barbante em espaço público, a princípio, com folhas já escritas com poemas e relatos já pensados pelo grupo, a fim de construir a narrativa proposta de se pregar “a dor sentida”, fazendo alusão ao nome do objeto “pregador” e ao ato de pendurar roupa.

Equipe de produção: Gabriela Batista, Lívia Borges e Sara Boratti.