B de Bicicleta

A artista carioca Bete Esteves, em seu processo criativo, transforma objetos do cotidiano em verdadeiras “máquinas de devaneios”. O uso de objetos simples, de pequenos detalhes arquitetônicos, e acontecimentos durante suas caminhadas pela cidade são algumas de suas materialidades para fazer arte.

Em sua exposição “Sobre a… das coisas” a artista lança, no título em reticências, um olhar sobre o intervalo entre as palavras. Um intervalo, um respiro, uma delicadeza, “dispositivos poéticos”, um mundo entre situações lúdicas e objetos do cotidiano.

Em 2016, ela expôs seu trabalho Sobre A…. das coisas no Palácio das Artes, compartilhando com o público suas invenções artísticas. Na obra “Olha a pipoca!” (instalação – 2014),  Bete fez uma pipoqueira sonora, com uma bicicleta, uma bateria de carro, um amplificador, um circuito elétrico e uma banqueta para que o visitante manipule a bicicleta. Nessa criação, a artista mistura a alegria de movimentar as engrenagens de uma bicicleta com o som gostoso de pipocas estourando no ar, abrindo assim outros mecanismos poéticos para se viver.

 

“Olha a pipoca!”, de Bete Esteves. Catálogo “Edital de Ocupação 2016”. Foto: Daniel Moreira

 

Outra artista muito conhecida por usar bicicletas em seus processos criativos é a Anna Paola Protasio, também carioca, cujos trabalhos, no campo das artes visuais, de vídeo, de instalação e de escultura são um convite para se permitir observar o mundo das formas, das metáforas e do simbolismo sob outras perspectivas. Na obra “Instante Fraturado”… bicicletas vermelhas, um vídeo de “corpos-imagem” vermelhos a pedalar e o desejo de percorrer caminhos. Na instalação, pode-se buscar um conhecimento tácito sobre o andar de bicicleta; um movimento de liberdade a percorrer caminhos, paisagens, limites; um gesto que conjuga tempo e espaço. Na fratura de um instante, nos intervalos entre movimento e  repouso, nas imagens no espaço real e no espaço do vídeo, há um desejo de poesia e um quê de infinito…

E você, conhece outro objeto que se tornou obra de arte e que começa com a letra “B”?  Compartilhe conosco e poste nos comentários usando a hashtag #borafalardearte.

 

Bete Esteves – Saiba mais:

Instagram:@bete.esteves

Exposição:Sobre A…. das coisas”, 2016

Portfólio da artista: https://issuu.com/beteesteves/docs/bete_esteves_portfolio_27_03_17

 

Anna Paola Protasio – Saiba mais:

Instagram: @annapaolaprotasio

Vídeo da obra “Instante Fraturado”: https://www.youtube.com/watch?v=n5nUnRNXT-M#action=share

Site: http://annapaolaprotasio.com/