Bordado

Já pensou em desenhar com linhas de costura? Já teve contato com o bordado enquanto forma de expressão artística? Veja o passo a passo e venha experimentar!

 

Atenção: crianças precisam estar acompanhadas por um adulto devido ao uso de objetos pontiagudos.

 

Materiais necessários:

– Tecido ou outros suportes, como papelão e folha de árvore

– Linha, barbante ou material semelhante, como fitas

– Agulha

– Fita crepe

– Tesoura

– Lápis

– Palito

 

Passo a passo:

1° – Separe e prepare os materiais que você utilizará para fazer a atividade. Caso use o papel para bordar, você precisará de um objeto pontiagudo, como um palito de churrasco ou uma agulha, para furar o papel. Se optar por usar o barbante, é aconselhável enrijecer a ponta dele, envolvendo-a com um pedaço de fita crepe. Assim você evita que ela se desgaste ao passar pelos buracos feitos no papel. Se optar por bordar sobre o tecido, você precisará de agulha e linha.

 

Figura 1: Sugestão de material. Foto: Nathália Bruno.

 

Figura 2: Sugestão de material. Foto: Nathália Bruno.

 

Figura 3: Envolvendo a ponta do barbante com fita crepe. Foto: Nathália Bruno.

 

2° – Desenhe sobre o suporte para criar uma referência para o seu bordado ou, se preferir, borde diretamente sobre ele, sem o auxílio do desenho.

 

Figura 4: Desenhando sobre papel. Foto e desenho: Nathália Bruno.

 

3° – Se optar por fazer bordado sobre papel, faça furos próximos uns aos outros – espaço de mais ou menos 1 cm entre eles – seguindo o “caminho” que deseja percorrer com a linha. Para fazer os furos, use objetos pontiagudos, como palito ou agulha.

 

Figura 5: Furando o papel com palito de churrasco. Foto: Nathália Bruno.

 

4° – Faça um nó na ponta da linha, do barbante ou da fita. Assim a linha se fixará no suporte, evitando que o bordado se desmanche. Inicie o bordado pelo avesso do suporte, para que o nó não fique em evidência.

 

Figura 6: Fazendo um nó na linha.  Foto: Nathália Bruno.

 

Figura 7: Bordando com barbante. Foto: Nathália Bruno

 

5° – O resultado pode variar bastante de acordo com o suporte e os materiais escolhidos por você. Solte a criatividade, acrescente cores diferentes, explore todo o espaço do seu suporte e experimente misturar o bordado com outras técnicas, como o desenho e a pintura.

 

Fotografe a sua produção e compartilhe com a gente, usando as hashtags #educativofcs, #criarte e também @fcs.palaciodasartes.

 

Figura 8: Desenho e bordado sobre papel; bordado sobre tecido. Foto e bordados: Nathália Bruno.

 

Curiosidade:

Apesar de ser uma técnica muito antiga, o bordado nem sempre foi reconhecido como uma forma de expressão artística. Antes restrito ao universo feminino, hoje essa técnica tem ganhado as galerias de arte por meio de obras de artistas como Rodrigo Mogiz e Juçara Costa, que têm dedicado suas pesquisas às possibilidades do bordado nas artes visuais. Ambos participaram da exposição Borda!,  realizada na PQNA Galeria do Palácio das Artes, em 2017.

 

Sobre os autores:

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.