Cartilha Educativa Digital

Desenvolvida por alunos e professores, a Cartilha Educativa Digital da Mostra CHAMA! Corpos Arvoredos Plurais da Escola de Artes Visuais – Cefart/FCS é constituída de quatro proposições. Dialogando com a exposição virtual, a Cartilha apresenta ações educativas que buscam pensar a relação do homem com o meio ambiente, o patrimônio, as tecnologias e a memória em nosso cotidiano. Nesse sentido, os conteúdos da Cartilha foram criados visando alcançar o público de diversas gerações, mas também podem ser usados pelos professores do ensino formal como material educativo, por isso o documento será distribuído por e-mail para Escolas.

Para o público infantil, a proposta “Reflorestação (reflorestar + coleção)”  atende crianças de 5 a 8 anos. É um convite para observar a natureza em uma experiência de inventário, seja através da coleta de gravetos, gramas e folhas de formatos diversos, seja pelo ato de plantar uma semente. Para isso, é preciso fazer um passo a passo seguindo as fases: coleção, frotagem e reflorestar.

Para o público adolescente, a partir de 14 anos, o conteúdo está reunido no tema “Bora se tecnoarborizar?”, subdividido em quatro eixos-conceitos. O primeiro é “Bora conhecer a cidade?”, que tem como proposta a comparação entre as imagens da antiga paisagem de Belo Horizonte (ou outra cidade) com a atual, oriundas de pesquisas fotográficas, tanto no site do Arquivo Público Mineiro quanto nos registros fotográficos pesquisados pelos adolescentes em arquivos pessoais, internet ou pesquisa no Google Street View. O segundo eixo é uma chamada para os estudantes e o público em geral conhecerem o universo das Plantas alimentícias não convencionais – PANCS. Com o título “Bora conhecer as Pancs?”, a sugestão é que seja investigada a memória familiar e a relação das plantas com a comunidade do estudante, utilizando a tecnologia de celulares através de aplicativos de reconhecimento. O terceiro eixo é “Bora falar sobre consumismo?”, que propõe uma reflexão sobre as diversas formas de consumo na sociedade globalizada. Como atividade, o jovem deve construir uma mini-exposição de ‘memes’ com os amigos. E o último eixo, “Sendo um Corpo Arvoredo”, sugere atividade relacionada ao tema da exposição e aos artistas cujas obras integram o Acervo da FCS. Experimentando um filtro do TikTok, o adolescente pode se tornar uma ‘árvore digital’.

Para o público adulto, o eixo “Natureza engarrafada: cada um na sua garrafa”, instiga reflexões ligadas ao momento de isolamento em que vivemos e a como os corpos podem se relacionar com a natureza nesse contexto. A proposta é que se crie um momento de desaceleração por meio de uma mediação entre o corpo, a casa e a natureza, chamando para a construção de um terrário em garrafa.

Seguindo o público adulto, porém pensando em um grupo específico, a proposta “Arvoredos: corpos plurais e a memória” se destina aos idosos. A ação educativa é um pedido de passagem para o tempo. Lembrar de uma história, ouvir uma música, ler um poema são experiências que essas atividades convocam, um convite de afeto.

A Cartilha Educativa Digital foi desenvolvida pelas professoras Ana Luiza Emerich, Clarissa d’Errico, Isa Carolina, Naiara Rocha Viana, Nathália Bruno e Mara Tavares, e pelos estudantes Abraão Veloso, Adriana Martins, Alberto Silva, Beatriz Fóscolo, Clarissa Tomasi, Dayane Melo, Desirée Kinoshita, Érika Lima, Fátima Silva, Gabriella Diniz Mansur, Julia Resende, Luciana Lage, Marúzia Moraes e Rozângela Gontijo.

Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge, apresentam Mostra CHAMA! Corpos Arvoredos Plurais da Escola de Artes Visuais – Cefart/FCS, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio master da Cemig e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.