A Gerência de Extensão é uma ponte entre a formação artística oferecida pelo Cefart, as diretorias da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a comunidade de Belo Horizonte e do interior do estado de Minas Gerais. Ela tem por finalidade promover diálogos, transversalidades e conexões entre a comunidade e as cinco escolas, seus grupos extensionistas, os corpos artísticos da FCS, bem como as produções externas que circulam por seus diversos espaços.
Por meio dos Programas interdisciplinares, a Gerência de Extensão gera oportunidades de reflexão, pesquisa e experimentação, práticas interdisciplinares e formação de novas plateias para as artes. Entre suas principais atividades, destacam-se os cursos complementares, seminários e apresentações de espetáculos, sempre gratuitos; intercâmbios e ações de cunho social, educacional, artístico e cultural para potencializar a formação de redes de relacionamentos entre artistas profissionais, estudantes, professores, funcionários e comunidade, possibilitando uma formação estética e cidadã ampla.
O Cefart dispõe, ainda, da Midiateca João Etienne Filho, que disponibiliza ao público interno e externo o acervo da FCS de livros, filmes, fitas, documentos e publicações.
Cursos Complementares e de Extensão
O Cefart oferece cursos complementares e de extensão gratuitos para a comunidade ao longo de todo o ano.
Nos cursos complementares, artistas e profissionais são convidados para apresentarem aos estudantes temas contemporâneos e tradicionais nos mais diversos campos da arte, ampliando a formação dos estudantes dos cursos regulares.
Já nos cursos de extensão, são oferecidas formações diversas, relacionadas às áreas artísticas e culturais, objetivando o desenvolvimento e aperfeiçoamento de conhecimentos, a ampliação da formação artística e tecnológica. São ministrados por professores do Cefart ou artistas convidados, e realizados durante todo o período letivo. A seleção é feita conforme informações divulgadas via edital de processo seletivo simplificado e disponibilizadas no site regularmente.
Principais projetos:
Encontros para a Diversidade | Cefart
Com o objetivo de promover reflexões e proporcionar um espaço interdisciplinar de visibilidade a respeito da diversidade, o Palácio das Artes realiza, por meio do Cefart, o Programa Encontros para a Diversidade. O programa consiste em ciclos de formação gratuitos com cursos, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas referentes à temática da diversidade e do acesso à cultura.
Os encontros buscam desconstruir, dentro do possível, as relações históricas de opressão que atravessam a sociedade e reforçar o papel da Arte nesse processo de transformação social. Como centro de formação contemporânea, o Cefart busca abarcar a multiplicidade da cultura brasileira e dar visibilidade para as manifestações políticas e artísticas.
Dia do Pequeno Artista
Evento cultural com programação especial dedicada às crianças. A cada edição oferece uma programação diferente e gratuita com apresentações artísticas, atividades formativas e brincadeiras para crianças e suas famílias.
Palco Aberto
O Palco Aberto é um projeto do Cefart, que cria um novo espaço para diálogo entre estudantes e artistas de diversas linguagens num clima descontraído, a céu aberto, nos jardins internos do Palácio das Artes. O projeto representa mais um espaço para a democratização da arte e da cultura, aberto para trazer, promover e descobrir novos talentos, além de ser uma vitrine que dá visibilidade para as inúmeras e variadas ações do Cefart e da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A cada edição o evento apresenta uma programação diferente com grupos musicais, bailarinos, atores, poetas, DJ’s, tecnologias da cena e muito mais. Além de apresentações, poderão ser realizadas aulas abertas, ensaios, oficinas, processos criativos e rodas de conversa, promovendo experiências que atravessam a vivência cultural. Se você tem interesse em participar desse projeto, clique aqui e envie sua proposta. (incluir link do formulário do palco aberto)
Formação de público
O Cefart, com a parceria de outras diretorias da FCS, oferece iniciativas que viabilizam o acesso dos espectadores ao teatro, cinema, concertos e ensaios dos corpos artísticos. Por meio de ingressos de ação social e agendamento, o Cefart oferece a escolas públicas, ongs e instituições parceiras oportunidades de acesso a atividades artísticas no Palácio das Artes, com mediação sobre o processo de criação apresentado. Para mais informações e cadastramento de instituições, utilize o e-mail: