CHAMA: 7 Acervos da Memória

A memória é um cabedal infinito do qual só registramos um fragmento. (Eclea Bosi, Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos, 1979, p.3)

“Saudade”, Cecília Queiroz, 2021. Fotografias com intervenção de costura. Mostra CHAMA: 7 Acervos da Memória

Você considera que o ato de lembrar é importante? Sabemos que a memória é fundamental para o ser humano, uma vez que é por meio dela que guardamos informações que contribuem para a preservação da nossa história. Pensando nisso, convidamos você para fazer uma imersão nesse tema por meio da CHAMA, mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart, que aconteceu no segundo semestre de 2021.

A CHAMA: 7 Acervos da Memória foi desenvolvida por professores e estudantes dos cursos da Escola de Artes Visuais do Cefart, tendo como tema principal a memória e outras questões que envolvem as lembranças que escolhemos guardar. Além dos temas centrais discutidos nos conceitos das atividades e nos trabalhos dos artistas, a iniciativa ainda homenageou a artista Yara Tupynambá, mineira de Montes Claros, atuante desde 1950, ex-professora e ex-diretora da Escola de Belas Artes da UFMG. Os trabalhos da artista que fazem parte da mostra são três xilogravuras e uma pintura pertencentes ao acervo da Fundação Clóvis Salgado. A Mostra foi projetada para ocupar o espaço físico da PQNA Galeria Pedro Moraleida no Palácio das Artes, onde também, pelo projeto expográfico, estariam expostos os trabalhos de jovens artistas e estudantes dos cursos da Escola de Artes Visuais do Cefart. Segundo Mariana Rodrigues, coordenadora da Escola, “Ao nos conectarmos com o acervo, ativamos a memória coletiva das obras de arte que marcaram a história das galerias do Palácio das Artes durante seus 50 anos de existência. Também nos conectamos com as memórias afetivas do público que visitou as exposições, dos artistas que apresentaram seus trabalhos nesse espaço e de todas as vivências que ocorreram em torno dessas obras”.

“Meninos de Berilo”, Yara Tupynambá, pastel a óleo sobre cartão. Acervo da Fundação Clóvis Salgado

Esta é a segunda vez que a Escola de Artes Visuais do Cefart faz uma exposição virtual em que é possível acessar obras pertencentes ao acervo, projeto expográfico, propostas curatoriais, processos de produção, obras de jovens artistas e propostas educativas elaboradas por estudantes e professores dos cursos voltadas para públicos de diversas idades. Essa edição ainda registrou um bate-papo dos professores da Escola de Artes Visuais do Cefart com a artista Yara Tupynambá. No vídeo, a artista conta sobre seu processo criativo e suas memórias pessoais, que também fazem parte da história das artes visuais mineira.

Para saber mais sobre a CHAMA: 7 Acervos da Memória, mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart, clique aqui e acesse o material disponibilizado no site da Fundação Clóvis Salgado.  

Atividade:

Após visitar o material disponibilizado no site da FCS, convidamos você para fazer as propostas educativas da CHAMA: 7 Acervos da Memória. Para acessar os conteúdos, clique aqui. Registre o resultado e publique em suas redes sociais usando as nossas hashtags #educativofcs #criarte e também @fcs.palaciodasartes no Instagram. Aproveite para compartilhar também seu processo criativo!

Referências:

Fundação Clóvis Salgado. Acervos da Memória / 7ª edição da Mostra CHAMA do Cefart, 2021. Disponível em: <https://fcs.mg.gov.br/eventos/acervos-da-memoria-7a-edicao-da-mostra-chama-do-cefart/˃. Acesso em: 28 de jan. 2022.

Fundação Clóvis Salgado. Curso Básico de Arte-Educação, 2021. Disponível em: <https://fcs.mg.gov.br/curso-basico-de-arte-educacao/>. Acesso em: 28 de jan. 2022.

Sobre a autora:

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, artista visual, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.