Cinema, uma paixão desde a infância!

Sonho que se sonha desde pequeno. Às vezes é assim que surge a paixão pela arte, pelo cinema, quando ainda se é criança. A história é do menino Carlinhos, mas quem sabe não é um pouco a sua também? Assista:

Ficha técnica 

Filme: O Filme de Carlinhos
Local: BA, Brasil
Ano: 2014
Duração: 20 minutos
Roteiro, direção e montagem: Henrique Filho
Produção executiva e direção de produção: Edson Bastos
Coordenação de produção: Cristiane Santana e Inajara Diz
Direção de fotografia: Pedro Semanovschi
Direção de arte: André Cruz
Som direto: Pedro Garcia
Desenho de som e mixagem: Weider Régis
Trilha sonora: Grupo de Compositores do NEOJIBA
Compositores: Aline Falcão, Jamberê Cerqueira e Caio Azevedo
Realização: Voo Audiovisual
Elenco: Davi Lisboa, Fernando Fulco, Carlos Betão, Mariana Freire, Jaianne Damasceno, Maria Luiza Altmicks, Gustavo Randel, Rafick de Oliveira, Sérgio Henrique Machado, Enzo Tourinho, Giovanna Lima, Luiz Augusto Ribeiro, Ayam Ubráis Barco, Fernando Neves, Antonio Fábio, Ac Costa, Christiane Veigga e Selma Oliveira

Curiosidades:

Você já ouviu falar em videolocadora? Hoje em dia, muitos de nós têm acesso a filmes e séries de forma fácil, sem precisar sair de casa, por meio de várias plataformas on-line, algumas por assinatura e outras gratuitas. Mas nem sempre foi assim! Há um tempo, quem quisesse assistir a um filme específico em casa tinha que ir até as videolocadoras, ver se ele estava disponível no seu acervo e alugá-lo, levando-o e devolvendo-o depois de alguns dias. Nesse ambiente, com prateleiras lotadas de filmes (em mídias físicas como VHS ou DVD) e cartazes colados nas paredes, as pessoas podiam passar horas escolhendo o que queriam assistir, além de conversar com os atendentes para pedir indicações ou saber dos últimos lançamentos. 

Ilustração: Ana Emerich

Reparou que a história do curta se passa no ano de 1999? Nesse período, as videolocadoras ainda estavam no auge. Embora a “era das locadoras” tenha passado, alguns lugares ainda resistem, especialmente os que oferecem filmes antigos, raros e pouco comerciais, ainda difíceis de se encontrar na internet. Coincidentemente, uma das autoras do Cineminha, Naiara, já trabalhou em uma videolocadora, onde pôde assistir a muitos filmes, de clássicos a contemporâneos, e também ficava sonhando em um dia poder trabalhar com cinema, paixão que ela carrega desde a infância e que a levou a fazer parte desse projeto que hoje você conhece. 

Pergunte às pessoas mais velhas que você se elas frequentavam esses espaços, qual era a sensação de estar lá, como era o momento de escolher um filme e levar para casa, e se elas sentem saudades dessa época. 

Imagem: Divulgação

“O Filme de Carlinhos” é um curta-metragem autobiográfico. Você sabe o que esse termo significa? Quer dizer que quem escreveu e dirigiu o filme viveu de verdade a história contada nele. No making-of, vídeo que apresenta os bastidores, mostrando o que acontece “por trás das câmeras”, o diretor Henrique Filho explica melhor essa história. Que tal assistir?

Aqui, no Cineminha On-line, já convidamos você para acessar outros materiais relacionados aos curtas, além do que escrevemos sobre o assunto. Consideramos isso importante, porque abre espaço para que possamos conhecer um pouco mais do universo do cinema a partir de quem está dentro dele, “fazendo tudo acontecer”. Pensando nisso, deixamos logo abaixo quatro vídeos muito legais. O primeiro deles vai mostrar como as crianças imaginam que seja a produção de um filme: espaço, cenário, condições de trabalho. O segundo apresenta falas das crianças que atuaram no curta, contando suas impressões sobre ele e seu processo. O terceiro conta um pouco da criação da trilha sonora, pensada especialmente para acompanhar cada imagem. E, por último, mas não menos importante, já que por aqui adoramos sorrir, deixamos também um vídeo que mostra os erros de gravação e que prova que fazer arte pode ser bastante divertido!     

Não se esqueça de compartilhar sua criação com a gente! Publique em suas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline, #educativofcs e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.