Colagem geométrica

Com criatividade e poucos materiais conseguimos produzir imagens muito interessantes! Pensamos exatamente nisso para criar essa proposta de colagem utilizando formas geométricas. Venha ver o passo a passo!

 

Atenção: crianças precisam estar acompanhadas por um adulto, devido ao uso de tesoura.

 

Materiais que podem ser utilizados:

– Papéis coloridos

– Revistas

– Papel de presente

– Retalho de tecido

– Papelão

– Tesoura

– Lápis

– Cola

– Régua

– Tinta

– Canetinha

– Objetos para tirar molde da forma

 

Passo a passo:

 

1° – Separe os materiais que você utilizará para fazer a atividade. Olhe ao seu redor e preste atenção nas formas geométricas que estão presentes no ambiente. Se não tiver papel colorido, você pode pintar ou colorir o papel branco com lápis de cor, canetinha ou tinta.

 

Figura 1: Materiais. Foto: Nathália Bruno.

 

2° – Fique atento às cores dos papéis que você selecionou. Elas tendem a ficar mais vibrantes e destacadas se estiverem próximas de suas cores complementares. Para achar a cor complementar, basta escolher uma cor no círculo cromático e traçar uma reta. A cor que estiver oposta, de frente para ela, será a sua cor complementar. As cores também podem ficar mais suaves se você colocá-las perto de suas vizinhas, as chamadas análogas. Veja o círculo cromático abaixo para inspirar a criação da sua composição:

 

Figura 2: Círculo Cromático.

 

3° – Desenhe as formas no suporte escolhido. Você pode usar a régua para auxiliar no desenho e objetos variados para servir de molde.

 

Figura 3: Desenhando com ajuda de um molde. Foto: Nathália Bruno.

 

4° – Recorte as formas usando a tesoura.

 

Figura 4: Recorte de papel. Foto: Nathália Bruno.

 

5° – Faça várias composições com formas e cores variadas até achar uma que te agrade mais. Você também pode optar por usar as contra formas feitas com as sobras do papel que você recortou.

 

 

Figuras 5 e 6: teste de composições. Fotos: Nathália Bruno.

 

6° – Cole as formas sobre o papel ou a superfície que você escolheu. Espere a cola secar e está pronta sua composição com formas e cores!

 

 

Figuras 7 e 8: teste de composições. Fotos: Nathália Bruno.

 

Fotografe o resultado e marque a gente nas hashtags: #educativofcs #criarte e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

 

Figura 9: Colagem finalizada. Foto: Nathália Bruno.

 

Curiosidade: Décio Noviello foi um artista belo-horizontino muito ligado à Fundação Clóvis Salgado. Era pintor, desenhista, gravurista, cenógrafo, figurinista e sua última exposição em vida – Cor Opção – aconteceu na galeria Genesco Murta, durante a programação do Arteminas 2018. Observe a imagem da exposição e perceba como ele explorava o universo das cores e das formas em suas serigrafias.

 

Figura 10: Exposição Cor Opção, 2018. Foto: Paulo Lacerda, FCS.

 

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

 

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.