Colocando a mão na massa!

A indicação de hoje tem cara de infância! O curta-metragem Aniversário e Castigo conta, de um jeito todo especial, a divertida história da festa de aniversário de Lucas, organizada com muito carinho por suas amigas e amigos.

Depois de assistir ao filme, convidamos vocês para colocar a mão na massa!

Ficha técnica:

Filme: Aniversário e Castigo

Direção: Anderson Lima

Produção: Edinho Vieira / Cinecipó

Roteiro: Anderson Lima

Local: Belo Horizonte / MG

Ano: 2017

Reflexão:

Em uma das cenas do filme, a mãe de Lucas chama sua atenção por não estar ajudando na realização das tarefas de casa. Você já pensou sobre a importância de contribuir com a organização e limpeza de espaços como a nossa casa ou a escola, que são usados por todos?

Proposta de atividade:

Foto: Divulgação

No filme vimos que cada criança prepara um prato diferente para o aniversário surpresa de Lucas. Qual é o material utilizado para fazer os alimentos?  Você já brincou de construir seus alimentos? Como? Usando qual material?

E se você ficasse responsável por preparar e levar um prato de comida para um aniversário, qual escolheria? Hoje vamos te ensinar uma opção muito gostosa e fácil de fazer: broinhas de fubá!

Atenção: A ideia é que esta atividade seja um momento prazeroso e divertido em família e que as crianças participem de todo o processo, com tarefas distribuídas de acordo com sua idade, desde a separação dos ingredientes e sua medição, passando pela modelagem da massa, até a importância da organização e limpeza posterior ao preparo. Recomenda-se que todo o processo seja acompanhado por um adulto e que este fique especialmente responsável por levar a massa ao forno. Cozinhar em família é uma boa forma de desenvolver a coletividade e o trabalho em equipe, aumentar os vínculos afetivos, além de exercitar a paciência! Crianças também adoram colocar a mão na massa e experimentar texturas diferentes, ainda mais se for algo que possa ser comido depois.

Figura: Antes e depois de levar ao forno. Fotos: Naiara Rocha.

Ingredientes:

– 1 e ½ xícara de fubá

– 1 e ½ xícara de farinha de trigo (foi usada farinha já com fermento)

– ½ xícara de açúcar (foi usado açúcar cristal, mas pode ser o que você preferir)

– 1 pitada de sal

– ¼ xícara de coco ralado (foi usado adoçado)

– 1 colher (sopa) de fermento (caso a farinha não tenha fermento)

– ½ xícara de óleo (foi usado óleo de soja, mas pode ser outro também, como o de girassol)

– ¾ xícara de água

– Erva-doce (opcional)

Modo de preparo:

– Misture os ingredientes secos (fubá, farinha, açúcar, sal, coco ralado, fermento).

– Misture o óleo e vá acrescentando a água aos poucos.

– Vá fazendo movimentos de abrir e fechar a mão para dar liga à massa, até ela ficar bem lisinha. Ela não deve grudar na mão.

– Chegando ao ponto desejado, é hora de moldar as broinhas.

– Para facilitar, você pode colocar a massa em uma superfície lisa, como uma mesa. Para evitar que a massa grude, você pode polvilhar esta superfície com um pouco de farinha.

– Nesse momento é hora de soltar a imaginação e fazer as formas que você quiser, dividindo a massa em pequenas porções.

– Depois de modelar a massa nas formas desejadas, coloque em forma untada com óleo e fubá (ou farinha de trigo).

– Leve ao forno por cerca de 30 minutos (temperatura média, cerca de 200°C).

– Depois disso é só desenformar e se deliciar!

Compartilhe com a gente uma foto mostrando as broinhas modeladas por você, usando as hashtags #educativofcs e #cineminhaonline.

Referência:

Receita adaptada do Canal Tá na Mesa Vegg, disponível no link.

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.