Cia. de Dança Palácio das Artes

A Cia. de Dança Palácio das Artes é reconhecida nacionalmente sendo referência para a história da dança em Minas Gerais. Foi institucionalizada pela Fundação Clóvis Salgado, por meio da fusão dos integrantes do Ballet de Minas Gerais e da Escola de Dança, ambos dirigidos por Carlos Leite. Atualmente, desenvolve repertórios de dança contemporânea e atua também nas óperas da FCS. Tendo a cocriação e a transdisciplinaridade como pilares, a Cia. de Dança desenvolve pesquisas quanto à diversidade do intérprete na cena artística contemporânea, estabelecendo frutífero diálogo entre tradição e inovação. Em sua trajetória, já se apresentou em várias cidades de Minas, capitais do Brasil e países como Cuba, França, Itália, Palestina, Jordânia, Líbano e Portugal. Créditos da foto: Paulo Lacerda ASCOM FCS

Conheça os Projetos Institucionais

• Sônia Pedroso | Diretora

Diretora da Cia de Dança Palácio das Artes, Sônia Pedroso é responsável pela escolha e planejamento de toda a programação artística anual e de novas criações e remontagens de repertório. Já acompanha a CDPA por 39 anos, tendo assessorado a criação de dezenas de espetáculos. Formada em Dança Clássica pela Royal Academy of Dancing (1978 a 1984), Sônia Pedroso teve como professores em sua formação Maria Clara Salles, Carlos Leite, Graça Salles, Eduardo Helling, Betina Bellomo, Norma Binaghi, Lennie Dalle, Jean Marie Dubrout, Sonia Mota, Tindaro Silvano, Tuca Pinheiro, Dudude Herman, Luis Arrieta, Ismael Guiser, Tony Abbot e Alex Monroe. Trabalhou com diversos nomes de peso da coreografia em dança, em parcerias e cocriações, e venceu como Melhor Bailarina pela SATED (1996). Já atuou como diretora e coreógrafa do Grupo de Dança do Colégio Marista Dom Silvério (1996 a 2013), foi professora de dança e coreógrafa da Compasso Academia de Dança, da Escola de Dança Primeiro Ato, do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart (1986 a 1988) e do Centro Mineiro de Danças Clássicas (1977 a 1984).

• Fernando Cordeiro | Diretor Assistente

Fernando Cordeiro é graduado em Filosofia pela UFMG, cursou Especialização em Teoria Psicanalítica na mesma instituição e é integrante da Cia de Dança  Palácio das Artes desde 1995, tendo atuado em importantes obras e papéis desde então. Destacam-se Relache, Sonho de Uma Noite de Verão, Poderia Ser Rosa, Entre o Céu e as Serras, Coreografia de Cordel, 22 Segredos e Lalangue (Carta à mãe), sob a direção de Tindaro Silvano, Gabriel Villela, Henrique Rodovalho, Cristina Machado, Tuca Pinheiro, Sônia Mota e Morena Nascimento, respectivamente. Participou de workshops com Tadash Endo, Bruno Caverna, Eduardo Fukushima, Rose Akras, Regina Advento e vários outros artistas e estudiosos da cena. Já se apresentou em várias capitais do país e também em Portugal, Cuba, Líbano e em Paris no ‘Ano do Brasil na França’ em 2005. Foi premiado como melhor bailarino em 2009 e em 2014 foi novamente indicado pelo sindicato da categoria. Em 2022, passou a atuar também na assistência de logística das produções e apresentações da Cia de Dança Palácio das Artes.