Criarte: Azulejos de papel!

Você já pensou em desenhar com a tesoura? Já parou para pensar nas possibilidades visuais que a união de pequenos pedaços de papéis do mesmo formato com desenhos vazados podem te dar? Escolha, aí na sua casa, uma parede onde falta um “toque de arte” e vamos testar? Crie, fotografe e publique sua foto usando as nossas hashtags: #educativofcs e #criarte.

Materiais necessários: Papéis coloridos (papel fantasia ou similar, desde que seja maleável), tesoura, fita crepe, régua, lápis.

Passo a passo:

1) Usando o lápis e a régua, faça quadrados na folha de papel.  Depois use a tesoura para recortar cada um deles.

Figura 1: Fotografia Nathália Bruno. Demarcação papel para corte em tamanho 21cmx21cm.

2) Dobre o papel de maneira a formar dois triângulos.

Figura 2: Fotografia Nathália Bruno. Quadrado de papel 21cmx21cm.

3) Com a ajuda do lápis, desenhe formas sobre o papel dobrado para que possa recortar depois. Recorte seguindo as linhas do seu desenho (você também pode criar desenhos somente com a tesoura, sem a ajuda do lápis).

Figura 3: Fotografia Nathália Bruno. Dobrar papel 1.

4) Abra a dobradura do papel e veja os desenhos vazados que  conseguiu fazer com a ajuda da tesoura.

Figura 4: Fotografia Nathália Bruno. Dobrar papel 2.
Figura 5: Fotografia Nathália Bruno. Marcação.
Figura 6: Fotografia Nathália Bruno. Recorte.
Figura 7: Fotografia Nathália Bruno. Abertura 1
Figura 8: Fotografia Nathália Bruno. Abertura 2.
Figura 9: Fotografia Nathália Bruno. Composição

Para finalizar, cole um pedaço bem pequeno de fita crepe no verso dos quadrados recortados e fixe-os na parede. Solte a imaginação para testar combinações, fazendo diversas composições! Use outras cores, deixe espaços vazios, acrescente outros desenhos e formas, ocupe uma parede inteira ou somente um pedaço dela…

Figura 10: Exposição Para Sempre e um dia, Renata Cruz, Fundação Clóvis Salgado, 2019. Fotografia Giovane Diniz.

Curiosidade:

Em 2019, a artista visual Renata Cruz realizou a exposição Para sempre e um dia (Edital de Ocupação de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado 2019),  que ocupou a Galeria Arlinda Corrêa Lima. Sua instalação ocupou todas as paredes da sala e alguns espaços pontuais do chão da galeria com suas pinturas feitas sobre papel, formando grandes composições, a partir das mais variadas imagens. Interessante é que o trabalho da artista pode ser levado para outras galerias, outros espaços expositivos, assumindo, assim, formatos distintos, que acompanham a arquitetura do local. Pensando nisso, tente levar os seus “azulejos” para outros cômodos da casa e veja quais cores os desenhos vazados assumem, quais formas você consegue criar com os fragmentos de papel no espaço da sua parede, quais cores ficam melhor no espaço escolhido… Não se esqueça de fotografar o resultado e publicar usando as nossas hashtags: #educativofcs e #criarte.

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do CEFART – FCS.

 Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, pós-graduada em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do CEFART – FCS.