Desenho das Sombras

Já parou para observar as sombras dos objetos? Já pensou em registrá-las com desenho, tinta, lápis de cor, canetinha, carvão? Que tal tentar? Vem que a gente te ensina!

Materiais necessários:

– Papel

– Objetos diversos (bola, copo transparente, brinquedos, frutas, caixas, plantas, entre outros)

– Material para desenhar

– Tinta

– Pincel

– Fonte luminosa

Passo a passo:

1° – Escolha alguns objetos para compor sua imagem. Materiais transparentes coloridos podem gerar sombras interessantes! Você vai precisar, também, de uma luz que incida diretamente sobre os objetos, uma folha de papel e algum material de desenho ou pintura, para que possa registrar a imagem formada a partir das sombras.

Caso realize essa proposta durante o dia, o próprio Sol pode ajudar a criar as sombras. Mas se preferir realizá-la à noite, você pode contar com a ajuda de uma luminária ou outra fonte luminosa, como a lanterna de um celular.

Figura 1: Materiais usados para a atividade. Foto: Giovane Diniz.

2° – Escolha a posição dos objetos, coloque a folha de papel sobre a superfície, posicione a luz de forma que a sombra se projete sobre o papel. Junte dois ou mais objetos para alterar as formas. Observe atentamente as sombras, você pode acabar descobrindo outras figuras a partir delas!

Figura 2: Objetos diversos formando a silhueta de prédios de uma cidade. Foto: Giovane Diniz.

3° – Agora é só fazer o registro usando o material para desenho ou pintura que você escolheu e ir acrescentando outras formas, cores e o que mais considerar necessário.  Permita-se experimentar, alterando a composição, acrescentando objetos. Materiais transparentes coloridos podem gerar sombras interessantes.

Figuras 3, 4 e 5: Passo a passo do registro das sombras no papel e o resultado. Foto: Giovane Diniz.

Solte a sua criatividade para fazer composições diversas, variando cores e formas! Não se esqueça de fotografar o resultado e publicar nas redes sociais usando as nossas hashtags: #educativofcs e #criarte.

E também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Curiosidade: Em 2019 o artista Mac Adams realizou a exposição Sombras e Mistérios na Galeria Mari’Stella Tristão, do Palácio das Artes. Foi possível construir diferentes narrativas a partir das obras apresentadas na exposição, que era composta por séries de fotografias e esculturas. As esculturas, construídas com a união de objetos diferentes, projetavam sombras que formavam figuras de fácil identificação. Veja alguns exemplos:

Figura 6: Coelho, Mac Adams, 2000. Foto do Catálogo “Mac Adams, Sombras e Mistérios”, Caixa Cultural, 2018.
Figura 7: Papagaio, Mac Adams, 1996. Foto do Catálogo “Mac Adams, Sombras e Mistérios”, Caixa Cultural, 2018.
Figura 8: Guerra Civil, Mac Adams, 2000. Foto do Catálogo “Mac Adams, Sombras e Mistérios”, Caixa Cultural, 2018.

Imagens das obras: Catálogo “Mac Adams, Sombras e Mistérios”, Caixa Cultural, 2018, fotografias de Mac Adams e Camila Yumi. Disponível em: https://issuu.com/arsetvita/docs/cat_logo_mac_adams_–_sombras_e_mist

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.