Do sonho à cerâmica: Lorena D’Arc

Você costuma acordar e ficar horas pensando nas experiências vividas em um sonho? Existem sonhos que parecem ser tão reais e nos impressionam tanto que às vezes sentimos vontade de compartilhar com alguém, não é mesmo? Muitas vezes, ao dividirmos nossa experiência, percebemos que as palavras não dão conta de expressar a intensidade das sensações causadas por um sonho. Já ocorreu isso com você? Sabia que existem formas de se expressar que vão além das palavras? Você já pensou em transformar seus sonhos em arte?

A mineira de São Domingos do Prata, artista visual, ceramista e professora da Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais) Lorena D’Arc transformou em arte a experiência vivida em um sonho de 2009. O sonho serviu como ponto de partida para a criação de uma série de objetos artísticos mostrados na exposição “Leite Derramado”, realizada no segundo semestre de 2019, na Galeria Mari’Stella Tristão do Palácio das Artes, em Belo Horizonte-MG.

A artista conta que no sonho andava por uma cena rural carregando, com muito apreço, uma vasilha de vidro hermeticamente fechada. Dentro do recipiente havia leite. Ela ia em direção a um homem sábio, vestido de branco. Ao entregar a vasilha para o homem, o recipiente caiu no chão e se quebrou, derramando sobre a terra o leite que havia dentro. Ao olhar o recipiente quebrado e o leite derramado na terra, ela então entendeu que aquilo precisava ser compartilhado. A partir do sonho, a artista aprofundou sua pesquisa nos significados, simbologias e histórias dos principais elementos que compunham aquela cena: o leite e a terra. O resultado da pesquisa fez parte da elaboração das peças que formavam a exposição.

Lorena relata ter grande fascínio pela materialidade, pelo barro, pelos processos de queima da cerâmica. Seu mergulho sobre essas questões possibilitou que ela estabelecesse conexões entre o leite e o barro, materiais a princípio distintos.

“Leite Derramado” pretendeu conectar o homem à terra, às raízes ancestrais, ao arquétipo feminino, à arqueologia, além de propor uma reflexão sobre como o ser humano tem conduzido suas relações com a terra.

O leite e a terra podem apontar muitos significados, dentre eles, os explorados por Lorena na mostra: a nutrição e a força da vida e da morte.

Imagem 1: “19”, Lorena D’Arc, cerâmica, 2019.
Print do vídeo “Leite derramado trabalha simbologias do leite e do barro” – Agenda, 3m54s.

A imagem acima mostra um detalhe do trabalho “19”, composto por dezenove porcelanas manchadas com barro da Barragem do Fundão, no município de Mariana-MG, e organizadas em uma parede marrom da galeria. As peças representam as dezenove vítimas fatais do desastre causado pelo rompimento da barragem.

O trabalho “Da lama ao lácteo” é composto por vinte e cinco peças em cerâmica organizadas em um tabuleiro no qual a lama foi jogada. O trabalho faz referência ao desastre ocorrido na cidade de Brumadinho-MG, com o rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro de 2019.

Imagem 2: “Da lama ao lácteo”, Lorena D’Arc, 2019.
Print do vídeo “Leite derramado trabalha simbologias do leite e do barro” – Agenda, 4m06s.

A arte pode nos levar a refletir sobre diversos assuntos e possibilitar o redirecionamento das ações sobre o nosso entorno. Os trabalhos de Lorena criam uma atmosfera que nos propicia ver além do objeto e relacioná-lo à vida. Quais relações e pensamentos os trabalhos da artista evocam em você?

Sugestão de atividade:

O desafio desta proposta é, além de refletir sobre os assuntos trazidos nas obras de Lorena, produzir seu próprio trabalho. Para isso você pode usar um sonho como ponto de partida, assim como fez a artista. As possibilidades de escolha das linguagens artísticas a serem utilizadas são múltiplas e é possível transitar por elas a fim de chegar à melhor maneira de compartilhar com o mundo o que você imaginou enquanto dormia. Já estamos curiosas para ver como irá transformar seu sonho em imagem ou no que mais preferir!

Conte-nos seu sonho, compartilhe o resultado de sua atividade e também suas percepções sobre os trabalhos de Lorena D’Arc por meio das redes sociais. Use as hashtags #educativofcs, #criarte e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Referências:

CERÂMICA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo4849/ceramica>. Acesso em: 08 de nov. 2021;

FABRO, Nathalia. Por que sonhamos? Saiba o que a Ciência e a História têm a Dizer. Revista Galileu, 2020. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2020/01/por-que-sonhamos-saiba-o-que-ciencia-e-historia-tem-dizer.html.> Acesso em: 01 de dez. 2021.

Agenda. Leite derramado trabalha simbologias do leite e do barro. Youtube, 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=-o2iSFbNAjg>. Acesso em: 01 de dez. 2021.

Sobre a autora:

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, artista visual, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.