Embarque nesse trem!

Você gosta de viajar? O Cineminha On-line tem um convite diferente: vamos andar de trem? É isso mesmo que você leu, vamos brincar de viajar por meio dos filmes, das imagens em movimento! 

Imagem: Divulgação

O trem, aqui de onde escrevemos, Minas Gerais, é um meio de transporte bastante especial para muita gente. Ele faz parte da história de diversas cidades que nasceram em torno de suas estações, como Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora e São João del-Rei. Também já foi testemunha de várias “chegadas e partidas” e ainda hoje é utilizado para o transporte de pessoas e produtos, em viagens encantadoras por paisagens e serras. E não podíamos deixar de comentar uma curiosidade! É bastante comum ouvir um mineiro chamando qualquer coisa de trem: comida é trem, roupa é trem, objeto é trem. Às vezes até pessoa é trem! Mas você sabia que o uso dessa palavra para se referir a “coisas, trecos ou troços” começou bem antes da invenção do trem de ferro e não surgiu em Minas Gerais? De acordo com Jânia Ramos, linguista e pesquisadora da UFMG, “trem” vem do latim “trahere”, que significa “tirar ou puxar alguma coisa, arrastar”, e deu origem à palavra “train” no francês antigo. Com o tempo, o termo passou a nomear as coisas transportadas ou objetos carregados. Só mais tarde os ingleses usaram a palavra “train” para locomotiva, pegando o sentido de trazer, transportar, puxar, usado pelos franceses. As viagens feitas através desse meio de transporte despertam tantas memórias e sensações que foram inspiração para músicas como O Trem Azul, Encontros e Despedidas e Trem das Cores. E como não podia faltar filmes com essa temática, vamos conferir algumas das animações que surgiram depois de uma viagem de trem de Cariacica, no Espírito Santo, para Governador Valadares, em Minas Gerais. Elas foram produzidas por alunos do Ponto de Cultura Animazul em 2007.

E você, já está pronto para embarcar? Para animar, vamos aproveitar o embalo da música e começar com o curta “Que Trem Bom”:

Ficha técnica: 

Filme: Que Trem Bom
Local: ES, Brasil
Ano: 2007
Duração: 2 minutos
Roteiro, direção e animação: Renê Schutz (Aluno do Núcleo de Formação Audiovisual Animazul)
Letra e Música: Renê Schutz
Interpretação: Alunos do Projeto Vale Música

Imagem: Divulgação

E o trem dessa nossa viagem, é novo ou é antigo? Sabia que esse meio de transporte já mudou muito desde que foi inventado? A primeira locomotiva a se mover com um motor a vapor, conhecida por Maria-fumaça, foi criada em 1804 pelo engenheiro britânico Richard Trevithick e chegou a atingir a velocidade de 8 km/h, quando os trilhos não resistiram e quebraram. Com o tempo, houve várias melhorias técnicas nos trilhos e nas locomotivas, que foram aguentando cargas mais pesadas, percorrendo distâncias mais longas com velocidades maiores, passando a ser uma opção de transporte tanto de produtos quanto de passageiros. Por volta de 1880, começaram a ser desenvolvidos os trens movidos a eletricidade. Atualmente, os trens de alta velocidade utilizam a tecnologia da supercondutividade – onde não existe contato entre o trem e os trilhos – e podem alcançar velocidades de centenas de quilômetros por hora. Para ilustrar um pouco dessas mudanças, confira a animação “Esperando o Trem”:

Ficha técnica: 

Filme: Esperando o Trem
Local: ES, Brasil
Ano: 2007
Duração: 2 minutos
Direção: Rafael Souza
História: Renato Souza
Animação: Rafael Souza, Renato Souza e Núcleo Animazul
Finalização: Rafael Souza

Você já sabe que é sempre uma alegria contar com sua presença nas viagens que propomos pelo “mundo do cinema”, não é mesmo? Como duas amigas que aqui escrevem, achamos que uma aventura pode ficar bem mais divertida quando se está ao lado de alguém querido. Às vezes, uma companhia é não só agradável como também necessária, como é o caso dos deficientes visuais e seus cães-guias, que têm o direito a viajarem juntos, de acordo com a Lei n° 11.126, de 2005. Dito isso, chegou a hora de assistir ao curta “Em Boa Companhia”:

Ficha técnica: 

Filme: Em Boa Companhia
Local: ES, Brasil
Ano: 2007
Duração: 2 minutos
Roteiro, direção e animações: Ariane Piñeiro/Núcleo Animazul
Compositor de trilha sonora/Direção musical: Maestro Modesto Flávio
Interpretação: Alunos do Projeto Vale Música

Ufa! Viu que tanto de histórias dá para inventar tendo um meio de transporte como pano de fundo? Apresentamos algumas delas, mas outras do mesmo projeto podem ser vistas na sessão “Histórias do Trem”, disponível no site do IMA Cultural.

Imagem: Divulgação

Atividade:

Trem, ônibus, carro, avião… Qual viagem você já fez que mais te marcou, que mais gostou das paisagens que “passavam” pela janela ou da companhia que estava ao seu lado? Você se lembra dos sons, das cores e dos cheiros que apareceram durante o percurso? Pode ser legal fazer um registro de suas impressões dessa experiência através de uma imagem, de uma música, de um poema ou quem sabe até de uma animação! Escolha sua forma de expressão favorita e experimente! 

Ilustração: Naiara Rocha

Não se esqueça de compartilhar sua criação com a gente! Publique em suas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline, #educativofcs e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Referência:

LIMA, Ariadne. Isso é Minas, Uai. In: MINAS FAZ CIÊNCIA, Belo Horizonte, p. 47-49, dez/2006 a fev/2007. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/nucleos/nupevar/revista%20minas%20faz%20ci%C3%AAncia.pdf>. Acesso em: mai. 2022.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.