Dando sequência à sua pesquisa dedicada ao Teatro Entre Infâncias, a Insensata Cia de Teatro apresenta o espetáculo “Brinquedo de Chão”, entre os dias 14 e 16 de novembro, em Belo Horizonte.
Sinopse:
O que brota quando a poesia de Manoel de Barros encontra crianças, adultos e a natureza? “Brinquedo de Chão” é um espetáculo que propõe um encontro intergeracional, permeado por músicas, poesias e brincadeiras. Criado em coautoria com um grupo de crianças e suas famílias, o trabalho busca, no olhar curioso e atento da infância, o reencantamento da nossa relação com a Mãe Terra.
A pluralidade das infâncias em destaque
“Brinquedo de Chão” é o segundo espetáculo da trilogia inspirada na obra de Manoel de Barros, concebida pela Insensata Cia de Teatro. Com direção de Brenda Campos e Keu Freire, assistência de Francisco Campo e atuações de Carol Cândido e Dário Marques, o projeto dá continuidade à investigação poética e cênica iniciada pelo grupo.
Em 2023, a companhia estreou “Desimportâncias”, viabilizado pelo Prêmio Novas Dramaturgias. A partir das poesias de Manoel de Barros e da pesquisa sobre contradispositivos cênicos, o grupo propôs uma experiência itinerante e híbrida entre artes visuais e performance. O espetáculo ousou subverter hierarquias — entre adulto e criança, artista e público — em consonância com os princípios da estética relacional.
Essa abordagem provocou uma nova inquietação: e se as crianças participassem desde o início do processo criativo, ajudando a construir a própria estrutura do espetáculo? E se os contradispositivos servissem para levantar uma dramaturgia feita por elas — viva, mutável, reinventada a cada apresentação?
Foi nesse espírito que nasceu, em 2024, a cena curta “Receita para um teatro infantil”, uma experiência de coautoria entre Brenda Campos e seu filho, Francisco Campos, então com oito anos. A cena, com direção e atuação coletivas, foi apresentada no 25º Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto e, em novembro de 2025, fará parte da programação do Trisca — Festival de Arte com Crianças e Jovens.
A continuidade dessa pesquisa levou o grupo a aprofundar seus experimentos com as infâncias. Em Brinquedo de Chão, esse movimento se intensifica por meio de um processo intergeracional, guiado por novos questionamentos e experiências cênicas. A fronteira entre artista, obra e público se dissolve ainda mais, permitindo que a criação artística se aproxime — com afeto e escuta — das crianças e de seus familiares.
Processo criativo com crianças para a proposição de um teatro entre infâncias
No início do processo de criação, enquanto a equipe artística testava possíveis elementos cênicos inspirados nas poesias de Manoel de Barros por meio de roteiros de improviso, eu e Brenda Campos estávamos atentos, registrando as pistas que emergiam dos experimentos.
Naquele dia, Francisco circulava pelo espaço de ensaio, observando atentamente, até que, de repente, nos surpreendeu com a pergunta: “Mãe, pai, posso observar e anotar também?”. A resposta foi um entusiasmado sim. Ainda naquele mesmo dia, Francisco anotou diversas considerações que já revelavam imagens para figurinos, cenografia e objetos cênicos. Foi então que ele assumiu, espontaneamente, a função de assistente de direção — como relata Keu Freire, um dos diretores do processo.
Após diversos encontros e ensaios, a Insensata Cia compartilhou o primeiro desenho cênico em cinco escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foram momentos preciosos de troca com outras infâncias, que permitiram ao grupo receber os primeiros retornos sobre a proposta que estava se desenvolvendo.
A partir desse contato com o público, o grupo percebeu a importância de aprofundar ainda mais a relação com as crianças e o próprio processo criativo. Foi nessa etapa que abrimos uma chamada pública nas redes sociais da companhia, convidando famílias interessadas a participar da criação. Recebemos 15 inscrições — crianças e seus familiares que se envolveram integralmente na investigação de um experimento cênico inspirado nas poesias de Manoel de Barros, realizado em espaços abertos e públicos da cidade de Belo Horizonte.
Durante o mês de setembro, realizamos quatro encontros coletivos, nos quais crianças e adultos compartilharam poesias, imagens e músicas, além de vivenciarem fragmentos cênicos apresentados pela Insensata Cia. Desses encontros brotaram textos, áudios, músicas, desenhos e poesias criadas coletivamente, que foram registrados e, na quinta etapa, transcriados em uma proposta cênica compartilhada no quinto encontro — conta Brenda Campos, diretora do processo.
Após esse momento de partilha, a Insensata Cia mergulhou em mais uma escuta sensível, seguida pelo trabalho de lapidação e costura dos elementos cênicos. Assim nasceu o espetáculo Brinquedo de Chão — um grande encontro intergeracional que celebra a poesia, o olhar atento e o reencantamento da nossa relação com as crianças e com a Mãe Terra.
Música autoral
A trilha sonora do espetáculo é composta por músicas autorais criadas por Dário Marques, em colaboração com toda a equipe artística — incluindo as crianças que participaram ativamente do processo criativo. As composições são inspiradas nos poemas de Manoel de Barros e na musicalidade mato-grossense, terra natal do poeta, entrelaçando sonoridades regionais com fragmentos poéticos que emergiram das vivências compartilhadas com as crianças e seus familiares.
Sobre a Insensata Cia de Teatro
A Insensata Cia de Teatro surgiu em 2009, no Teatro Universitário da UFMG. Ao longo de seus 16 anos, realizou diversos e heterogêneos processos de montagem, mostras, festivais, seminários e pesquisas artísticas dedicadas às artes e às infâncias.
Ficha técnica
Direção e Dramaturgia: Brenda Campos e Keu Freire
Assistência de direção, cenário e figurino: Francisco Campos
Iluminação: Keu Freire
Atuação: Carolina Cândido e Dário Marques
Assessoria de Imprensa: Em definição
Designer gráfico: Carolina Cândido
Trilha sonora: Dário Marques
Integrantes da equipe de crianças e famílias coautoras: Victoria, Apolo, Priscilla, Ulisses, Rudá, Caue, Carolina, Gustavo, Issac, Eduardo, Selva, Artur, Sabrina, Maria Flor, Sara, Gustavo, Isabel, Olga, Vinícius, Davi, Camila, Lia, Aline, Manoel, César, Francisco, Caetano, Geralda, Catarina, Bernardo.
Coordenação Geral: Brenda Campos e Keu Freire
Realização: Insensata Cia de Teatro