A EBP-MG e o Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado apresentam a Mostra de Cinema e Psicanálise, um projeto que se destaca por combinar a exibição de filmes com comentários de psicanalistas, diretores e membros das equipes de alguns filmes.
Para Cristiane Barreto, psicanalista, coordenadora do projeto e membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise: neste segundo semestre de 2024, continuamos a explorar temas centrais que tocam a complexidade das neuroses contemporâneas e o aprisionamento dos corpos pelo discurso, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar uma jornada de reflexão profunda através das sessões. Cada projeção é uma ocasião para não apenas apreciar o cinema em sua expressão artística, mas também para interpretá-lo sob a ótica da psicanálise, enriquecendo nossa compreensão das questões abordadas.
Sobre a próxima sessão
No dia 20 de dezembro de 2024, o projeto Cinema e Psicanálise se prepara para uma noite especial. Neste dia, será exibido “Tudo o que Você Podia Ser”, filme de Ricardo Alves Jr., um híbrido de comédia, drama, documentário e ficção, que expõe a fugacidade do cotidiano sob uma lente que revela algo de extraordinário.
A equipe do projeto Cinema e Psicanálise receberá o diretor Ricardo Alves Jr., o roteirista Germano Melo e membros do elenco para uma sessão comentada, que guiará a audiência em uma reflexão sobre o que escapa aos olhos: os desejos não ditos, possíveis traumas escondidos, sensações silenciosas, vidas silenciadas. Estarão em foco as emoções que atravessam os corpos que ocupam a tela, que habitam as imagens.
No fundo, Tudo o que Você Podia Ser é uma obra sobre um momento de despedida, de conexão, da fragilidade do ser e da força da amizade; e a psicanálise, ao iluminar essas questões, faz com que a sessão do dia 20 de dezembro seja um espaço para que, por um instante, possamos entender as forças que movem nossos próprios afetos e escolhas, e como nos reconhecemos no outro, através do espelho da tela e do inconsciente.
NA PROGRAMAÇÃO
20/12 SEX
19h30 CINEMA E PSICANÁLISE | Tudo O Que Você Podia Ser (Ricardo Alves Jr., Brasil, 2024) | 16 anos | 1h25 | A equipe do projeto Cinema e Psicanálise receberá o diretor Ricardo Alves Jr., o roteirista Germano Melo e membros do elenco para uma sessão comentada.
SINOPSE DO FILME
É o último dia de Aisha em Belo Horizonte. Acompanhamos a despedida na companhia de suas melhores amigas: Bramma, Igui e Will. Por meio do cotidiano e dos encontros entre as personagens, o filme tece um retrato afetuoso sobre a família que se escolhe constituir através do valor da amizade.