Entre os dias 3 e 12 de abril de 2025, o Teatro Experimental de Alta Floresta realiza o Projeto “Circulação − Criando Asas”, contemplado através do Prêmio Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz − Funarte Rede das Artes 2023 − Programa de Difusão Nacional. As atividades de circulação acontecem em vários locais de Belo Horizonte/MG e incluem diversas atividades como apresentações de espetáculos, seminário e intercâmbio.
Angélica Müller, presidente do TEAF, explica que o projeto é resultado de uma articulação com grupos e artistas de Belo Horizonte, e, além da curta temporada de “Criando Asas” e da apresentação do Grupo Insensata Cia de Teatro, tem a preocupação de dialogar sobre o fazer teatral e as inquietações atuais. Nesse sentido, a presidente explica que a parceria se deu junto ao grupo Insensata Cia de Teatro e com a atriz e professora Heloísa Marina, da UFMG.
ESPETÁCULOS
Chuá − Insensata Cia de Teatro (BH)
Quatro lavadeiras conduzem o público pelo leito de um rio de memórias que deságuam do contato com a obra “Os rios morrem de sede”, de Wander Piroli. Quatro atores/criadores usam do mascaramento e do revelar-se em cena para a criação de uma atmosfera relacional, possibilitando a convivência das Infâncias do público e dos artistas presentes, bem como a emergência de suas memórias relacionadas com a água.
Em meio a brincadeiras, músicas e reapresentações, a experiência busca estabelecer o convívio das mais diversas infâncias, além de propor possíveis reflexões sobre a água em nossas vidas e os acontecimentos ambientais ocorridos na contemporaneidade.
Ficha técnica
Espetáculo Chuá!
Grupo: Insensata Cia de Teatro − Belo Horizonte/MG
Direção, dramaturgia, elenco: Brenda Campos, Claudio Marcio, Dário Marques e Keu Freire
Cenário e figurino: Daniel Ducato
Iluminação: Cris Diniz
Criação das Máscaras: Rafael Protzner
Coordenação Geral: Brenda Campos e Keu Freire
Produção: Insensata Cia de Teatro
Criando Asas − Teatro Experimental de Alta Floresta (MT)
Uma fábula teatral onde a formiga “Zelda” nos ensina a perseverar em busca de nossos desejos e a não nos dobrarmos a um mundo limitado e conservador, onde sonhar é tido como algo anormal.
Ficha técnica
Texto: Marco Aurêh
Encenação: Eduardo Machado
Assistente de Direção: Romário
Elenco: Cassiane Leite, Fernando Zílio, Gean Nunes e Ronaldo Adriano
Animação Audiovisual: Felipe Soares
Preparação Canto: Renata Crizanto
Direção Musical: Fernando Zílio
Criação Bonecos: Ronaldo Adriano
Pinturas Bonecos: Jane de Paula e Cobra
Concepção Cenográfica: Eduardo Machado
Desenho de Luz: Ronaldo Adriano
Execução Técnica: João Vitor Marques
Concepção de Figurinos: Cassiane Leite
Desenho de Figurinos: Clodoaldo Arruda
Costureira: Terezinha de Freitas
Assessoria de Imprensa: Mequiel Zacarias
Projeto Gráfico: Feeling Comunicação
Produtor Executivo: Elenor Cecon Júnior
Produção: Teatro Experimental de Alta Floresta
Sobre o Teatro Experimental de Alta Floresta
O Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF), fundado em 1988, tem sede em Alta Floresta/MT. É reconhecido como utilidade pública e Ponto de Cultura. Com mais de 50 espetáculos produzidos, seu repertório atual inclui Labirinto Ruído (2024) e Criando Asas (2022). O TEAF organiza o Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense, cuja XI edição ocorre em 2025, e o Seminário de Cultura de Alta Floresta desde 2004. Desde 2013, possui sede própria, o Espaço Cultural TEAF, onde realiza suas atividades. Atua também no audiovisual, produzindo documentários como Um Semeador de Arte e Cultura (2021) e promovendo exibições regulares através do CineParede.