No dia 14 de dezembro, o “Concerto de Natal” será apresentado na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes
Ingressos a partir de R$ 40,00. Garanta o seu lugar!
Um concerto com obras relacionadas à liturgia do Natal será apresentado pelo Coro Virtuosi, sob a regência do maestro Ederson Urias, no dia 14 de dezembro, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. Serão duas sessões, às 17h30 e 20h. Os ingressos estão à venda no site da Eventim e nas bilheterias do Palácio das Artes.
No palco, o Coro e o Quarteto de Cordas Virtuosi, regidos pelo maestro Ederson Urias, recebem solistas de destaque da cena lírica mineira: a soprano Daiana Melo, a contralto Sara Sagawa, o tenor Evando Rodsil e o baixo Diego D’Almeida.
Segundo o maestro Ederson Urias, responsável pela concepção do espetáculo, o programa é centrado na liturgia do Natal e reúne importantes obras do repertório erudito. A apresentação se inicia com um dos grandes clássicos do barroco, o “Concerto para a Noite de Natal”, escrito pelo compositor italiano Arcangelo Corelli em 1714.
Em seguida, será apresentado o “Magnificat”, de Vivaldi. “Embora fosse um dos compositores mais famosos da Europa no século XVIII, Vivaldi também era padre e, por isso, grande parte de sua obra tem caráter litúrgico”, explica Urias. O “Magnificat” é o Cântico de Maria, trecho narrado no Evangelho de São Lucas, em que Maria louva a Deus por ter sido escolhida como mãe do Salvador.
O programa segue com a ária “Et incarnatus est”, da Grande Missa em Dó Menor, de Mozart, cujo texto narra o nascimento de Jesus. O concerto será encerrado com a Missa da Coroação, também de Mozart, outro marco do período clássico.
“O objetivo do concerto é provocar uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal — o nascimento de Jesus. Infelizmente, muita gente pensa apenas em compras e festas ao som de Jingle Bell, mas queremos que o público conheça a história do Natal através de obras fundamentais da música de concerto”, conclui o maestro Ederson Urias.