A Orquestra de Cordas do Cefart constitui-se como núcleo de prática orquestral dentro da estrutura da Escola de Música do Cefart. Seu propósito é contribuir para a formação artística e profissional dos alunos, oferecendo uma vivência que consolida etapas essenciais na construção de suas trajetórias musicais. Para isso, a orquestra adota um repertório pedagógico cuidadosamente selecionado e alinhado às tendências contemporâneas, proporcionando experiências que valorizam a pluralidade das formas de expressão musical, dialogando tanto com a tradição da música erudita quanto com o universo da música popular.
Neste concerto, a Orquestra de Cordas se une à Classe de Canto do Cefart, evidenciando o caráter formativo da instituição. Nesse contexto, muitos estudantes encontram, por meio da prática da música de câmara, a oportunidade de dar seus primeiros passos como solistas diante de uma orquestra. Essa vivência se revela fundamental no processo de sedimentação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades interpretativas ao explorar um repertório de relevância histórica e estética, como o da música barroca.
Selecionamos para esse momento, o repertório da música barroca com obras dos compositores Antônio Vivaldi e George Friederich Haendel. O período barroco é marcado pela riqueza de contrastes, pela busca da expressividade e pela sofisticação das formas musicais, pelo uso do baixo contínuo, pela exploração da retórica musical e a valorização da afetividade nas interpretações; essa estética abriu caminho para a consolidação de gêneros como o concerto, a suíte, a cantata e a ópera. Notadamente, sobressai a voz solista, exigindo a precisão técnica dos intérpretes, estimulando a criatividade, seja nas ornamentações, seja na liberdade interpretativa que conferia ao músico papel ativo na construção da obra.
É nesse diálogo entre formação e performance que a Orquestra de Câmara e a Classe de Canto do Cefart, reafirma sua missão: ser espaço de aprendizado, de descoberta e de celebração da música em suas múltiplas dimensões.
Ficha técnica:
Classe de Canto *: Liz Xavier e Diego de Almeida
SOPRANOS TENORES
Alícia Maciel Leandro Cunha
Leticya Macedo Cristian Anthony
Evelyn Nughes
Júlia Gabriela da Rocha
MEZZO SOPRANO
Mariana Vaz
Gabriel Neres
Patrícia Rodrigues
ORQUESTRA DE CORDAS DO CEFART
Regência – Gilson Silva
PRIMEIROS VIOLINOS
Mateus Figueiredo* (spalla)
Bernardo da Silva
Kayky Santos
Mariah Fernanda
Jéssica Emanuelle
SEGUNDOS VIOLINOS
Nikolaos Mello
Aline Rodrigues
Luana Venuto
Marcela de Paula
Juliana Oliveira
Simone Pereira
Duda Araújo
VIOLAS
Kele Albuquerque*
Vitória Aguilar
Isadora de Normândia
Laís Orlando
Luís Henrique Lara
VIOLONCELOS
Jú Beatriz
Júlia Ribeiro
Paula Ribeiro
Gabriel Heliakim
Ana Alvarenga
Aldair Duarte
Trompete Solo
Gustavo Machado
Piano (contínuo)
Leoni Werner
* Professores do Cefart
Repertório
- Concerto em Sol Maior Op. N°3 (Primeiro Movimento)
Compositor: Antonio Vivaldi
- Armonico Op. 3 N° 10
Compositor: Antonio Vivaldi
- Wise Men, Flaterring, May Deceive You (Oratório Judas Macabeus)
Compositor: George F. Haendel
Canto: Leandro Cunha
- He Shall Feed (Oratório Messias)
Compositor: George F. Haendel
Canto: Júlia Gabriela da Rocha e Gabriel Neres
- Come, ever-smiling liberty (Oratório Judas Macabeus)
Compositor: George F. Haendel
Canto: Leandro Cunha e Leticya Macedo
- Ombra mai fu (Ópera Serses)
Compositor: George F. Haendel
Canto: Cristian Anthony
- Lascia ch’io pianga (Ópera Rinaldo)
Compositor: George F. Haendel
Canto: Mariana Vaz
- Il Vostro Maggio (Ópera Rinaldo)
Compositor: George F. Haendel
Canto: Mariana Vaz, Júlia Gabriel da Rocha, Leticya Macedo, Patrícia Rodrigues
- Eternal source of light divine (Ode for Queen Anne)
Compositor: George F. Haendel
Canto: Evelyn Nughes
Trompete piccolo: Gustavo Machado
- Let the bright Serafin (Oratório Sanson)
Compositor: George F. Haendel
Canto: Alícia Maciel
Trompete piccolo: Gustavo Machado