O premiado musical “Bituca, Milton Nascimento para Crianças” marca o início da nova temporada do Diversão em Cena, em Belo Horizonte, com apresentação única no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, às 17h do dia 4 de maio (domingo). O espetáculo será acessível em libras. Com classificação livre e ingressos entre R$ 10 e R$ 20, o musical infantil é inspirado na vida e na obra do cantor e compositor Milton Nascimento, expondo a ternura e os desafios inerentes ao processo de adoção e as dificuldades de inserção de uma criança negra em um ambiente majoritariamente branco.
“Bituca, Milton Nascimento para Crianças” já foi agraciado como Melhor Espetáculo Infantojuvenil, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante no Prêmio Botequim Cultural 2017, além de Melhor Ator em Papel Protagonista, concedido pelo Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude, também em 2017. Em cena, os atores Udylê Procópio (Milton), Martina Blink (mãe), Aline Carrocino (Maricota), Anna Paula Black (Mãe Maria), Marina Mota (professora) e Pedro Henrique Lopes (Salomão) contam a história do pequeno Milton que, ao ficar órfão aos 2 anos, é adotado pelos patrões de sua avó. Chegando a Minas Gerais, o menino precisa lidar com o preconceito da sociedade por ser negro e ter pais brancos.
“O musical é um tributo a Milton Nascimento. Nós nos inspiramos em passagens da vida dele, mas também criamos momentos ficcionais para debater temas como adoção, bullying e preconceito racial de maneira lúdica”, explica o diretor Diego Morais, que acrescenta: “Também fazemos uma grande homenagem à maternidade e à ampliação dos modelos de família.”
A direção musical de Guilherme Borges traz ao palco grandes sucessos de Milton Nascimento, como “Coração de estudante”, “Travessia”, “Canção da América”, “Canção do Sal”, “Um Índio”, “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor” e “Maria, Maria”. Essas canções transportam o espectador para o universo único do músico, que passa pelas belezas de Minas, rezadeiras, relicários e o movimento barroco.
A apresentação abre a temporada 2025 do programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal há quinze anos. A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura, oferecendo espetáculos gratuitos ou a preços populares em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso do Sul. Toda a programação é viabilizada por meio de recursos das Leis de Incentivo, em parceria com produtores culturais. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações.
O espetáculo tem a com curadoria de Marcelo Carrusca, da Lima Produções Culturais, e conta com o patrocínio da empresa ArcelorMittal, por meio da Fundação ArcelorMittal, com recursos fiscais da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover um impacto social positivo por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em www.famb.org.br
Sobre a Lima Produções Culturais
Produtora cultural que atua nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, na realização e produção de eventos culturais e apresentações artísticas. É responsável pela promoção e produção de diversos espetáculos nacionais que integraram o programa Diversão em Cena, destacando-se “Música de Brinquedo”, da Banda Pato Fu; “Bafafá”, do grupo Palavra Cantada; “Zoró Zureta”, de Zeca Baleiro; entre muitos outros. Tem como fundador e diretor Marcelo Carrusca, que possui ampla formação em artes cênicas e vasta experiência como ator, diretor e produtor cultural.
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO:
Direção: Diego Morais | Direção musical: Guilherme Borges | Texto: Pedro Henrique Lopes | Elenco: Udylê Procópio, Martina Blink, Aline Carrocino, Anna Paula Black, Marina Mota e Pedro Henrique Lopes | Cenário e figurinos: Clívia Cohen | Iluminação: Carlos Lafert | Visagismo: Vitor Martinez
Curadoria e produção: Lima Produções Culturais / Marcelo Carrusca | Intérprete de libras: Jonnathan Galvão