INGRESSO

Bilheteria do Palácio das Artes

Segunda a sábado 12h às 21h

Domingo 17h às 20h

Lei de Meia Entrada

Quem tem direito:

Estudantes

Idosos

Pessoas com deficiência

Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes

Para saber as condições que dão direito à meia-entrada acesse o texto na íntegra.

O arte-documentário “João Chaves: a cidade, o poeta e o mar” traz à tona quinze obras artísticas, quase inéditas, de João Chaves, compositor, multi-instrumentista, jornalista e poeta montes-clarense. Entre músicas e poesias que exaltam a cultura brasileira de sua época, o filme expõe a poética musical e literária no cotidiano do autor, nascido no século XIX.

Idealizado, produzido e dirigido por Berenice Chaves, o filme foi elaborado sob o olhar sensível do diretor de fotografia Samuel Reis, atribuindo à obra uma estética que recobra as memórias de João Chaves, ao mesmo tempo em que cria uma linguagem contemporânea sobre sua distinta produção.

O roteiro estabelece a cronologia biográfica do autor, explorando sua passagem pela história universal até o século XX, com narrações que se conectam à criatividade de sua arte peculiar.

Gravado em cenários naturais e urbanos, como sítio, fazenda, parque ecológico, teatros, fórum judicial, além do antigo casario e das praças das cidades onde viveu o poeta, o filme também apresenta as paisagens marítimas da Bahia. É nesse cenário que ganha destaque a canção “Amo-te muito”, obra mais famosa de João Chaves, registrada inicialmente por Lia Salgado e Camargo Guarnieri, além de incontáveis versões ao longo do tempo.

Músicos da estirpe do maestro Wagner Tiso, do saudoso compositor e acordeonista Célio Balona (que teve no documentário um de seus últimos trabalhos), do talentoso violonista Valmyr de Oliveira e do reconhecido baixista Marcelo Mariano elaboraram arranjos e criações autorais para a trilha sonora original. As interpretações dos cantores Tutuca, Leila Britto, Maristela Cardoso e do tenor Anderson Passos completam a musicalidade memorável de João Chaves.

Nomes de diversos estados do Brasil, como Marcos Gusmão, Eduardo Brasil e a própria neta do autor, Berenice Chaves, declamam poesias que servem de pano de fundo para as interpretações do pequeno Gregório Reis, uma revelação artística que desponta aos 8 anos de idade.

Artistas profissionais como Isabella Lopo, Jaqueline Pereira, Elisa Pires, Josias David, Thalita Milo e Afonso Teixeira dividem espaço com personalidades montes-clarenses, entre elas o advogado Adriano Borém e o engenheiro florestal Rafael Macedo Chaves, neto e afilhado de João Chaves, convidados especiais do documentário.

O projeto do filme, contemplado pela Lei Paulo Gustavo do município de Montes Claros, MG, foi além das gravações: proporcionou a uma cidadã de baixa renda, moradora da cidade natal do homenageado, a experiência de conhecer o mar e participar da última cena da obra. A jovem Raiane dos Santos foi convidada pela produção a protagonizar momentos inesquecíveis nas belas praias do litoral norte da Bahia.

O filme estreou em maio de 2025, no Ibicinemas e no Museu Regional do Norte de Minas, em Montes Claros, MG, e agora estará disponível ao público da capital mineira no dia 14 de outubro, às 19h, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes.

Ficha Técnica

Título: João Chaves: a cidade, o poeta e o mar
Direção, Roteiro, Produção e Idealização: Berenice Chaves
Direção de Fotografia: Samuel Reis
Proponente: Elefantte Ltda.
Trilha Sonora Original
Composições de João Chaves

com:

  • Célio Balona
  • Wagner Tiso
  • Marcelo Mariano
  • Valmyr de Oliveira
  • Tutuca
  • Orquestra Sinfônica de Montes Claros
  • Cantores: Anderson Passos, Leila Britto e Maristela Cardoso

Créditos das fotos: Samuel Reis
Elenco Principal: Rafael M. Chaves, Isabella Lopo, Jaqueline Pereira, Elisa Pires, Gregório Reis, Leila Britto
Duração: 1h21min14s
Formato: Arte-documentário
Resolução: Acima de 2172
Realização: Prefeitura de Montes Claros/MG, Secretaria de Cultura e Turismo, Governo Federal – LPG
Produção: Independente


plugins premium WordPress