O documentário especial “Biblioteca Pública de MG – 70 MAIS!” celebra as sete décadas de existência da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, resgatando sua história e destacando sua contribuição cultural, educativa e social para Minas e para o Brasil.
Criada em 1954 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a Biblioteca é referência para os sistemas de leitura dos 853 municípios mineiros. Seu prédio-sede, situado na emblemática Praça da Liberdade, foi projetado por Oscar Niemeyer, e integra hoje o Circuito Liberdade. O complexo é formado também pelo Anexo Professor Francisco Iglesias, na Rua da Bahia.
Com um acervo de mais de 500 mil exemplares, entre livros, revistas e jornais históricos, a instituição reúne obras fundamentais da produção intelectual brasileira e internacional. Mas é muito mais do que um espaço de guarda: é um organismo vivo de cultura, informação e cidadania.
O documentário mostrará a riqueza e diversidade de seus setores: empréstimo, referência, braile, obras raras, Biblioteca Infantojuvenil (Biju), além dos espaços culturais como o Teatro, as galerias de arte e o Teatro de Arena. Serão destacados ainda projetos de democratização do acesso ao livro, como o Carro-Biblioteca e a Caixa-Estante.
Mais do que um centro de memória, a Biblioteca é um verdadeiro centro cultural: um espaço público de acesso livre ao conhecimento, à leitura e ao lazer.
Produzido por uma equipe profissional de audiovisual, o documentário será exibido no dia 7 de agosto, quinta-feira, às 20h, na Sala Humberto Mauro do Palácio das Artes.
“Biblioteca Pública de MG – 70 MAIS!”
Porque ainda há muitas histórias, desafios e conquistas pela frente.